Find here PPGEISU professors’ Ongoing Research (in Portuguese) linked to the Program’s lines of research and area of concentration.
QUADRIENNIUM 2021-2024
AREA OF CONCENTRATION: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE
| RESEARCH PROJECT | LINE OF RESEARCH |
| AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E GESTÃO UNIVERSITÁRIA – FASE II | I – POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA, GESTÃO E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE |
| ESTUDO DAS RAÍZES HISTÓRICAS DOS MODELOS DE FORMAÇÃO EM SAÚDE PREDOMINANTES NO BRASIL NO SÉCULO XIX | I – POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA, GESTÃO E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE |
| LEITURA NA UNIVERSIDADE ANTE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: SIGNIFICAÇÃO E NOVAS PRÁTICAS | I – POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA, GESTÃO E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE |
| O LIVRO ELETRÔNICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: PROCESSO DE EDIÇÃO, DISSEMINAÇÃO E RECEPÇÃO | I – POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA, GESTÃO E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE |
| O USO DO CHATGPT NO AMBIENTE ACADÊMICO E A INTEGRIDADE NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA | I – POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA, GESTÃO E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE |
| POLÍTICAS PÚBLICAS E CULTURA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | I – POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA, GESTÃO E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE |
| A AGENDA ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| A AVALIAÇÃO ACADÊMICA NOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES. POR ONDE ANDA A INOVAÇÃO? | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| A DECOLONIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| AINDA ESTRANGEIROS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: RACISMO ACADÊMICO E SAÚDE MENTAL ENTRE ESTUDANTES COTISTAS | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| ENSINO REMOTO NA PANDEMIA COVID-19: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| EPISTEMOLOGIAS DO ENCONTRO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA UNIVERSIDADE | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| RELAÇÃO ENTRE INIQUIDADES E INOVAÇÃO EM SAÚDE: FOCO EM QUALIDADE-EQUIDADE E COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA CRÍTICA NO SUS | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
| SAÚDE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | II – FORMAÇÃO ACADÊMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA UNIVERSIDADE |
QUADRIENNIUM 2017-2020
| Research project | Line of Research | Area of Concentration |
| A construção da reputação nas instituições de ensino superior: a contribuição dos alunos universitários | CULTURA E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| AS LICENCIATURAS NA UFBA: EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO NOTURNO NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | GESTÃO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Cultura, Educação e Relações étnico-raciais | MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO NACIONAL E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Diferenças e exclusão: saberes e práticas de jovens em situação de desigualdade | MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO NACIONAL E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| EPISTEMOLOGIAS DO ENCONTRO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE | QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Estudei a vida e a vida ofereceu-me o ensino: trajetórias identitárias de uma professora-pesquisadora que ensina Ciências | GESTÃO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Estudo das raízes históricas dos modelos de formação em saúde predominantes no Brasil no século XIX | CULTURA E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Horta Comunitária Agroecológica: intercâmbio de saberes e fazeres entre a sociedade e a academia | GESTÃO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Itinerâncias universitárias: trajetórias de estudantes de comunidades tradicionais e extrativistas na vida universitária | MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO NACIONAL E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| LEITURA NA UNIVERSIDADE ANTE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: SIGNIFICAÇÃO E NOVAS PRÁTICAS | CULTURA E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| O eixo ético humanístico para a formação médica na Universidade Federal da Bahia | GESTÃO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Percepções e experiências ligadas à AIDS | QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Perfil e Trajetórias Acadêmicas de Egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA | CULTURA E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Pesquisa-ação para melhorar a prática docente no componente curricular Estudos sobre a contemporaneidade | GESTÃO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| Promoção da Saúde e Qualidade de Vida | QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |
| RELAÇÃO ENTRE INIQUIDADES E INOVAÇÃO EM SAÚDE: FOCO EM QUALIDADE-EQUIDADE E COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA CRÍTICA NO SUS | GESTÃO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE | ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE |