Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade - SAVIS

O SAVIS contribui com a produção de conhecimento, através de projetos voltados para a investigação de temas ligados à saúde, violência e subjetividade. Promove a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, através da produção e divulgação de estudos e ações interdisciplinares, envolvendo professores pesquisadores, pesquisadores colaboradores e alunos.

Coordenadores(as):

Professora Maria Thereza Ávila Dantas Coelho e Professor Milton Júlio de Carvalho Filho

Observatório da Vida Estudantil - OVE

O Observatório da Vida Estudantil – OVE é um grupo de pesquisa interinstitucional onde participam professores e estudantes de duas universidades baianas: a UFBA e a UFRB.

Seu objetivo é investigar a diversidade de trajetórias juvenis e estudantis presentes no contexto destas universidades, analisando as possibilidades que se abrem aos jovens a partir de seu ingresso na vida universitária, os desafios que encontram para sua permanência e conclusão de seus estudos com sucesso.

Interessa-se igualmente em estabelecer e reforçar laços entre a educação superior e a educação básica contribuindo para que estudantes concluintes do ensino médio deem prosseguimento aos seus estudos em universidades públicas.

Link do OVE no CNPq:  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7581
Link para o vídeo da  EXPO IHAC – lançamento do 6º livro do Observatório da Vida Estudantil:    https://youtu.be/JhE1dvt4bF8
Link para Instagram do OVE  https://www.instagram.com/oveufba/
Links de cada livro do OVE para baixar:
Link para o repositório da UFBA com a lista dos seis livro do OVE para baixar:

Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

A criação do grupo de pesquisa em promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida se articula com o processo de implementação do projeto pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia, e tem como finalidade o desenvolvimento de um trabalho articulado que envolve a pesquisa, o ensino e a extensão. Nesse sentido, pretende realizar pesquisas que tenham por objetivo a descrição, a análise e a avaliação de políticas e práticas de promoção da saúde e melhoria da qualidade, contribuindo para: a) A produção de conhecimentos e desenvolvimento de métodos e técnicas de educação em saúde voltadas para a difusão de conhecimentos científicos e mudança das condições e modos de vida de grupos populacionais específicos tendo em vista a melhoria de sua qualidade de vida; b) A produção de conhecimentos acerca dos processos de formulação e implementação de políticas públicas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população, especialmente na Bahia e em Salvador; c) A ampliação e aprofundamento dos conhecimentos existentes acerca dos limites e possibilidade da formação acadêmica para o controle dos determinantes sociais da saúde e da qualidade de vida; Além disso, o grupo espera contribuir para a redefinição dos processos de ensino-aprendizagem no espaço universitário, bem como pretende que tais projetos sejam vinculados a processos de planejamento e execução de práticas de promoção da saúde realizadas por distintos atores sociais (governamentais e não governamentais), de modo a que seus resultados possam ser utilizados como subsídio ao aperfeiçoamento de políticas públicas de promoção da saúde ao nível nacional, estadual e municipal.

As linhas de pesquisa são: 1. Extensão Universitária, Cidadania e Saúde; 2. Promoção da Saúde e Qualidade de vida; 3. Saúde, Educação e Trabalho; 4. Formação docente e práticas pedagógicas.