Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

cartaz_ctlca

Cartaz

Em outubro e novembro será realizado em Salvador o Curso Tecnologias Livres na Criação Artística (C.TLCA), que busca fomentar a liberdade e autonomia na produção artística mediada por tecnologias digitais através do uso de ferramentas de software e hardware livres e/ou baratas, de grande potencial. Além do curso, serão organizadas mostras públicas dedicadas à difusão e intercâmbio da produção artística de pessoas que trabalham com ferramentas livres, estratégias sociais autônomas, conhecimentos e discursos livres.

Voltado a artistas, técnicos, pesquisadores e estudantes que tenham potencial para desencadear processos criativos posteriores, o curso tem 64 horas-aula e será realizado em quatro módulos (Áudio, Imagem e Vídeo, Interfaces, Composição e Produção). A principal ferramenta explorada será o Pure Data (Pd) – um ambiente de programação em tempo real voltado para produção de áudio/música, vídeo, interfaces interativas para dança, teatro, performance, etc. Outras ferramentas a serem abordadas e utilizadas são o Processing, Arduino, Ardour e Audacity.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do blog ctlca.wordpress.com. O C.TLCA conta com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital 21/2012 – Culturas Digitais, e com apoio institucional do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia, da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Café da Walter.

Serviço:
O que: Curso Tecnologias Livres na Criação Artística.
Quando: 30 de setembro a 15 de novembro de 2014.
Onde: Universidade Federal da Bahia – UFBA, campus Ondina.
Informações e inscrições: http://ctlca.wordpress.com
Apoio Financeiro: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital 21/2012 – Culturas Digitais.
Apoio Institucional: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC/UFBA, Diretoria de Audiovisual – DIMAS/FUNCEB e Café da Walter.