Língua, literatura e cultura

A área de concentração em Língua, literatura e cultura é oferecida pelo Instituto de Letras aos alunos do Bacheralado Interdisciplinar em Humanidades. Estão sendo oferecidas 90 vagas (45 vespertino e 45 noturno). “Foi muito difícil elaborar essa área de concentração, para que não houvesse uma concorrência com o próprio curso de Letras”, disse Edivalda Araújo.

O graduando terá a capacidade de analisar criticamente teorias que fundamentam as investigações da língua, da linguagem, da literatura e da escritura; domínio artístico de repertórios de obras literárias em Língua Portuguesa ou estrangeira; capacidade de reelaborar e articular dados, informações e contextos com vistas a produção de conhecimento, com competências e habilidades; compreender e analisar textos variados; analisar criticamente textos literários e culturais; estabelecer e discutir relações em diferentes textos com as práticas e culturas às sociedades; relacionar diversos tipos de textos dentro do contexto de produção e leitura.

No primeiro semestre (2010.2) serão três componentes obrigatórios que servirão como base para que o aluno possa optar pela área de língua ou pela área de literatura e encaminhar o aluno para a pesquisa. O Instituto de Letras decidiu colocar todas as disciplinas à disposição do Bacharelado Interdisciplinar que estiverem sendo oferecidas no semestre, o que possibilitará um leque maior de escolha.

No segundo semestre, mais três componentes obrigatórios e, no terceiro, apenas um obrigatório, totalizando 7 componentes obrigatórios e 8 optativos. As atividades complementares somam 180 horas dentro do BI em Humanidades, com carga horária total de 1200 horas. No Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno será avaliado por uma banca no final do curso e o aluno que optar por disciplinas de língua estrangeira deverá comprovar proficiência através de teste de nivelamento.