
PPGEISU lança edital para publicação de coletânea Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA, publicou o Edital Nº 06/2025 para a seleção de textos que irão compor o sexto volume da série “Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade”. A coletânea selecionada será encaminhada para avaliação e possível publicação pela Editora da UFBA em 2026.
O edital convida discentes, egressos(as) e orientadores(as) vinculados ao PPGEISU a submeterem textos que contemplem as linhas de pesquisa do programa: “Políticas públicas, cultura, gestão e bases históricas e conceituais da universidade” e “Formação acadêmica, saúde e qualidade de vida na universidade”.
Os textos submetidos devem ter entre 12 e 15 páginas, formatados em fonte Times New Roman 12, com espaçamento de 1,5 linha. Devem incluir título, tema, linha de pesquisa, desenvolvimento e referências. É exigida a coautoria entre discentes ou egressos(as) do período 2022-2025 e seus respectivos docentes orientadores(as), ou docentes permanentes do Programa. É permitida a inclusão de até cinco autores por texto, incluindo participantes externos, brasileiros ou estrangeiros, convidados pela Comissão. As diretrizes para formatação devem seguir o Manual do Autor da Editora da UFBA.
A submissão dos textos, acompanhada de uma versão sem identificação de autoria e outra com identificação e minibiografia (até 600 caracteres com espaço), além da ficha de inscrição, deve ser realizada pelo e-mail fflaviagoulartroza@gmail.com até 22 de agosto de 2025.
A avaliação das propostas ocorrerá entre 25 de agosto e 14 de setembro de 2025. O resultado da seleção dos textos será divulgado até 19 de setembro de 2025.
O processo de seleção será conduzido por avaliadores externos e pelos organizadores da coletânea, designados pela Comissão de Organização dos Livros do Programa. A coordenação do PPGEISU está sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Beatriz Barreto do Carmo.