PPGEISU lança chamada pública para contratação de professores visitantes

PPGEISU lança chamada pública para contratação de professores visitantes

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade da Universidade Federal da Bahia (PPGEISU/UFBA) lançou nesta sexta feira, 14 de janeiro, uma chamada pública para apresentação de propostas para contratação temporária de professores visitantes. Esta iniciativa visa ao fortalecimento da pós-graduação e à evolução de sua busca por excelência acadêmica. Podem se candidatar pesquisadores que tenham título de doutorado, sêniores ou juniores, brasileiros ou estrangeiros.

Com dez anos de criação, o PPGEISU conta atualmente com o curso de mestrado acadêmico e realiza pesquisas em torno das seguintes áreas de conhecimento: políticas públicas, cultura, gestão e bases históricas e conceituais da universidade; formação acadêmica, saúde e qualidade de vida na universidade. O Programa vem trabalhando e se reorganizando com o objetivo de solicitar, o mais breve possível, a abertura de seu doutorado.

As candidaturas deverão ser apresentadas ao Colegiado do PPGEISU que fará a seleção prévia das propostas que serão encaminhadas à Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFBA. Os interessados podem obter mais detalhes acerca do PPGEISU e de seus respectivos contatos através do e-mail: eisu@ufba.br e, também, na página do programa na internet http://www.ihac.ufba.br/eisu. A íntegra do edital pode ser acessada aqui.

A remuneração dos visitantes será análoga à dos professores adjunto, associado ou titular, da carreira regular. Os contratos para os professores visitantes brasileiros serão de até um ano, renovável por mais um, e para os estrangeiros, de até um ano, renovável anualmente até 4 anos no total.

A UFBA foi criada em 1946, mas alguns dos seus cursos precederam a universidade. De fato, alguns desses cursos datam do século XIX e os primeiros foram criados após a chegada da família real portuguesa em 1808, quando o Brasil ainda era uma colónia. O primeiro curso superior no Brasil foi o de Cirurgia em Salvador, o que levou à criação da Escola de Medicina.

A UFBA está localizada em Salvador da Bahia, com alguns campi no interior. A cidade foi fundada em 1549 e foi a capital da colónia durante dois séculos, até ser transferida para o Rio de Janeiro. É assim uma cidade com uma herança colonial significativa. Devido ao enorme tráfico de escravos na área de Salvador, durante o longo período de escravidão neste país, a cidade mostra fortes atividades culturais com significativa influência africana. A hospitalidade é uma característica típica da população de Salvador e esta hospitalidade estará presente ao acolher os Professores Visitantes.

Informações sobre a UFBA podem ser obtidas em www.ufba.br e, para uma sinopse dos números da universidade,  acesse este link.