#EsquentaCPBA | LUSORIA – I Ciclo de Debates sobre Jogos e Cultura Geek

#EsquentaCPBA | LUSORIA – I Ciclo de Debates sobre Jogos e Cultura Geek

INSCRIÇÕES: http://lusoria.eventbrite.com

O I Ciclo de Debates sobre Jogos e Cultura Geek é um evento promovido pelo recém-criado grupo de pesquisa LUSORIA, vinculado ao NITRE – Núcleo de pesquisa interdisciplinar em tecnologia, redes e sistemas complexos aplicados – e ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos. O evento acontece nesta quinta-feira, 1 de junho, das 14 às 18 horas no IHACLABi / PAF-V (Campus de Ondina).

Na primeira parte, o encontro contará com palestra da profa. Dra. Lynn Alves, às 14h, com o tema “Jogos Analógicos e Digitais” e, às 15 h, com o Dr. Charles Santana com o tema “Teoria de Jogos de John Nash”. Na segunda parte, às 16h, o grupo de pesquisa abre espaço para a Mostra de Jogos, um espaço aberto para qualquer participante apresentar jogos de sua autoria. Por fim, às 16h30, terá início o momento Jogatina, em que os participantes serão convidados a experimentarem os jogos disponíveis do grupo de pesquisa.

LYNN ALVES
Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Fez Pós-doutorado na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB). Organiza e coordena há onze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br

CHARLES SANTANA
Cientista da Computação com experiência em Modelagem Computacional, atuando principalmente em temas como análise de dados, modelagem computacional, modelos estocásticos, modelagem baseada em agentes e sistemas complexos. Tem experiência na modelagem computacional em áreas interdisciplinares como meteorologia, oceanografia, mudanças climáticas, ecologia, e evolução. Bacharel em Ciência da Computação (2005), formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, Brasil); Mestre em Ciências Ambientais (2007) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, Brasil); Mestre (2010) e Doutor (2013) em Mudanças Climáticas pela Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP, Espanha); Atuou como pesquisador Posdoutoral em Ecologia Teórica (2013-2015) no laboratório de Ecologia Teórica do Centro Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (ETH-EAWAG, Kastanienbaum). Também atuou como pesquisador Posdoutoral em Biologia Evolutiva no Instituto de Biologia Evolutiva e Estudos Ambientais (2015-2017) da Universidade de Zurique (IEU-UZH, Suíça). Atualmente atua como Investigador Posdoutoral em Modelagem Computacional em Ecologia e Evolução no INCT IN-TREE (UFBA/UEFS).

SERVIÇO:

O que: I Ciclo de Debates sobre Jogos e Cultura Geek
Quando: 1 de junho de 2017
Hora: 14h às 18h
Onde: IHACLABi, PAF-V (Ondina)
Informações: facebook.com/GPLusoria