
O projeto “Novas escutas” se resume na realização de oito sessões de projeção de música eletrônica experimental na UFBA Campus Ondina, produzidos e executados pelo Grupo de Pesquisa Orquestra Gambiarra (OGAM). Este grupo conta com a participação de artistas pesquisadores ligados a UFBA (IHAC) e a UFRB (CeCULT). O projeto terá a duração de 1 ano, contando com 8 sessões, distribuídas em cada mês dos 2 semestres letivos que perpassam a duração do projeto.As sessões serão abertas, gratuitas e realizadas nos intervalos entre os períodos vespertino e noturno. Cada sessão terá a duração de 1 hora e será registrado em video e fotografia, sendo amplamente divulgado nas redes sociais. Os locais das apresentações serão ao ar livre no campus Ondina, alternando entre as entradas dos PAF`s III, IV e V, locais de ampla circulação de estudantes de vários cursos da UFBA. A escolha dos espaços abertos é uma decisão que pretende facilitar a permeabilidade do público da UFBA com a comunidade externa, por serem espaços amplamente conhecidos e de fácil acesso.
Nessas sessões serão executadas composições musicais dos integrantes, de alunos ligados ao grupo e bem como outros artistas convidados. As composições poderão incluir performance instrumental/vocal, contar com a presença remota de artistas via interação telemática ou ainda se caracterizar como puramente eletrônica/suporte fixo (acusmática). Durante as sessões serão feitos comentários e explicações sobre as obras e os processos imbricados, estimulando um debate sobre a estética musical e os processos técnicos presentes em cada obra.
Objetivos específicos:
● Compartilhar conhecimento musical através de experiências de performance pública;
● Fomentar um cenário de criação musical experimental na UFBA/Ondina;
● Estimular a produção musical desenvolvida no Bacharelado Interdisciplinar em Artes, especialmente a música autoral de caráter experimental;
● Reforçar a criação de um circuito artístico sólido nos campus da UFBA.
● Potencializar a estrutura do campus como um espaço de interface com a comunidade externa.
● Fortalecer a produção musical de caráter nãocomercial.
● Criar um ponto de convergência entre ensino, pesquisa e extensão na forma de um evento aberto para a comunidade.
Realizadores (as):
Proponente:
Cristiano Severo Figueiró
Demais Participantes:
Lucas José de Carvalho dos Anjos Bolsista;
Moisés Victório Bolsista;