O objetivo do programa é articular atividades artísticas e o Planejamento participativo de ações intersetoriais em saúde num assentamento garantindo a reflexão sobre a importância da mobilização, dos sujeitos da comunidade, em busca das soluções para os problemas identificados em suas condições de vida. Através desse programa poderá se oferecer atividades de extensão universitária aos alunos dos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia (UFBA), bem como dos seus demais cursos de graduação, na linha da Promoção da Saúde, através do enfoque no Direito à Saúde.O programa será desenvolvido em parceria com a Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde (DGETS) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), órgão responsável pelo projeto MOBILIZASUS, com experiência na realização de debates sobre concepções de Estado, políticas públicas e de saúde, movimentos sociais, participação popular, controle social e educação popular em saúde. Baseado nos princípios da pesquisa-ação, o programa pretende problematizar concepções e práticas de saúde, visando o empoderamento dos diversos sujeitos e a promoção da saúde em seus territórios, ao tempo em que estimula a conformação de redes solidárias.

A metodologia utilizada articula produções artística com um Planejamento participativo, que implica a identificação, seleção e enfrentamento de problemas de saúde da comunidade. Do ponto de vista acadêmico, articula o ensino, a pesquisa e a extensão, possibilitando a interação e difusão do conhecimento científico em uma perspectiva interdisciplinar, ao tempo em que amplia a formação dos alunos dos cursos de graduação da UFBA.

Realizadores(as):

Proponente: