luca-bravo-217276

PROJETOS DESENVOLVIDOS NO IHAC DECORRENTES DE CONTRATOS E CONVÊNIOS

 

PROJETO “Curso de Especialização em Teoria analítica de Carl Gustav Jung”

Vigência – 26/06/2019 à 31/01/2021

Prorrogação até 31/12/2021

Coordenadora – Anamélia Lins

Resumo do Objeto

O Curso de Especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung é um projeto que pretende divulgar, discutir e produzir a partir da obra deste autor. O curso tem um corpo docente interdisciplinar e pretende receber um público de diversas formações. O projeto é composto de 18 módulos totalizando 374 horas certificadas. Os módulos abordarão pontos principais da obra de Jung, temas pertinentes da filosofia, antropologia, mitologia, alquimia e artes e elementos instrumentalizadores para produção acadêmica. Espera-se que a oferta desse curso possa contribuir significativamente com a ampliação do conhecimento sobre a obra, expansão das análises de diversos fenômenos e o crescimento pessoal dos participantes

 

PROJETO “Desenvolvimento Sustentável e Atmosferas de Violência: Experiências de Defensores Ambientais”

Vigência – 26/03/2020 à 25/12/2020

Prorrogação até 25/06/2021

Coordenador – Felipe Milanez

Resumo do Objeto

Este projeto está diretamente focado em investigar o Desenvolvimento Humano Sustentável, porque identifica os fatores que produzem atmosferas de violência em torno da extração de recursos naturais e projetos agrícolas no Sul Global – que em tese devem contribuir para Metas de Desenvolvimento Sustentável

 

PROJETO “ Culturas de Anti-Racismo na América Latiana (CARLA)”

Vigência – 01/08/2020 à 31/07/2023

Coordenador – Felipe Milanez

Resumo do Objeto

Investigar a socialidade, práticas e discursos de produtores culturais contemporâneos que trabalham com literatura e artes visuais e performáticas que se concentram em questões de diferença racial, racismo e antirracismo em três contextos latino-americanos: Brasil, Colômbia e Argentina.

 

PROGRAMA “Criança Feliz na Bahia”

Vigência – 19/06/2019 à 31/12/2019

Prorrogação até 31/12/2021

Coordenadora – Letícia Marques

Resumo do Objeto

Apesar de já ser de largo conhecimento científico que a primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e psicológico, muitos adultos não atingem seu potencial devido à falta de estímulos durante essa fase da vida.

Nas últimas décadas foram publicadas inúmeras evidências científicas de que programas sociais com foco no desenvolvimento na primeira infância podem ser uma estratégia eficaz de superação da pobreza, com efeitos de longo prazo em renda e desigualdade. Em 2016, a atenção à primeira infância ganhou um reforço importante no Brasil dado pela Lei no 13.257/2016 – O Marco Legal da Primeira Infância, que destaca a necessidade de integração de esforços das três esferas de governo e da sociedade na promoção dos direitos das crianças e ampliação das políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.

Sabendo da importância de estimular o desenvolvimento na primeira infância e da ausência de programas nacionais com este objetivo, o Governo Federal lançou também em 2016 o Programa Criança Feliz (PCF), com a cooperação de estados e municípios.

O público-alvo é composto por gestantes, crianças de até três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos participantes do Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Instituído pelo Decreto no 8.869/2016, o PCF tem o objetivo de:

  • Promover o desenvolvimento infantil integral

Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade

  • Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças
  • Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas
  • Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem

O PCF tem como foco visitações domiciliares semanais às famílias participantes. As equipes de visitadores devem fazer o acompanhamento dessas famílias, dando orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil com informação e atividades lúdicas.

 

PROJETO “ Construir uma Economia Circular à Escala Humana de uma Solução Sustentável para a Reciclagem Local de Plástico no Município de Utinga-BA”

Vigência – 01/04/2020 à 31/03/2021

Prorrogação – não temos informação

Coordenador – Paulo Gomes

Resumo do Objeto

Estudar o desenvolvimento da implementação de uma oficina experimental de reciclagem de resíduos plásticos no Município de Utinga (BA), contribuindo para a sistematização de uma metodologia de introdução de uma tecnologia social que ajuda a construir uma economia circular à escala humana.