Vinculo grupal e processo grupal: a relação entre subjetividade e ação coletiva – experiência teórico-vivencial

Start

5 de julho de 2014 - 09:00

End

25 de julho de 2014 - 17:00

IHAC – PAF III   View map

O curso tem como objetivo geral analisar os principais fatores que influenciam o desenvolvimento dos vínculos humanos no contexto grupal, identificando suas implicações para o desenvolvimento interpessoal e realização da tarefa coletiva.

Objetivos Específicos:

Analisar o conceito de grupo a partir de experiências concretas de aprendizagem etrabalho, identificando os princípios articuladores: tarefa, vínculo e papeis.

Identificar padrões de relacionamento e comunicação interpessoal capazes de permitir um repensar da forma de perceber o diferente, as divergências, o novo, enfrentando o conflito com naturalidade como fonte de aprendizagem

Identificar estratégias que propiciem uma maior adequação da comunicação aos objetivos de aprendizagem, facilitando a compreensão de fantasias, preconceitos e suas implicações no relacionamento humano

Analisar conflitos através dos princípios da dialética e da negociação, identificando as possibilidades de superação.

Identificar no grupo a dinâmica dos papeis grupais e sua interferência na comunicação: papeis operativos que promovem a mudança, papeis obstaculizadores da tarefa.

Quando:

Todos os dias de sábado durante o mês de julho de 2014, das 9h às 12h e 14 às 17h.

Realizadores (as):

Proponente: