Pensar em movimento: Diálogos de saberes na sala de aula

Speakers

Carlos Bonfim

Start

8 de março de 2017 - 10:00

End

29 de março de 2017 - 13:00

Address

Museu de Arte da Bahia. Av. Sete de setembro, 2340, Corredor da Vitória, Salvador.   View map

O curso visa discutir a educação como prática reprodutiva, produtiva e/ou transformadora. Para tanto, propõe-se reconhecer os elementos que conformam a matriz de pensamento colonial que pautou nossos percursos de formação, nossas práticas docentes e nossos currículos. Busca, do mesmo modo, identificar quais destes elementos continuam reproduzindo-se na educação e propõe-se a apresentar ferramentas conceituais que nos possibilitem rever os pressupostos epistemológicos que sustentam as práticas educacionais. Objetiva ainda promover o desenvolvimento profissional dos participantes apresentando ferramentas conceituais que lhes possibilitem rever os pressupostos epistemológicos que sustentam as práticas educacionais no ensino médio e na formação docente, aproximar os docentes do ensino médio e superior a uma perspectiva inovadora do ponto de vista ético, político e epistemológico na educação e contribuir com o aprofundamento da formação e atualização dos docentes a partir da revalorização da cultura, da política e do pensamento latinoamericano.

Quando:

Dias 8, 15, 22 e 29 de março de 2017, às quartas-feiras, das 10h00 às 13h00.

Realizadores (as):

Palestrante:

A mediadora do curso será a professora Ana Julia Bustos. Ela é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA), Consultora pedagógica do Instituto Virgen Inmaculada, Villa Soldati – CABA e Integrante do Programa de Pensamento Americano, da Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), da Argentina.

Demais participantes:

– Rosana Silva de Jesus – monitora