I Ciclo Vulnerabilidades e resistências étnica-culturais de povos, crianças em territórios diversos

Speakers

Clélia Cortes
Docente

Start

28 de março de 2017 - 19:00

End

6 de abril de 2017 - 14:00

Address

IHAC/UFBA   View map

O I Ciclo Vulnerabilidades e resistências étnica-culturais de povos, crianças em territórios diversos tem como objetivo promover encontros e intercâmbio local e internacional de pesquisas acadêmicas e não acadêmicas relacionadas com a diversidade cultural e descolonização de pensamento / conhecimento. O evento propõe reflexões voltadas para as vulnerabilidades e resistências étnica-culturais de povos, crianças em territórios diversos. Neste sentido, associa palestras, mostra fotográfica e cine debates, envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação da UFBA, pesquisadora do Posdoctorado en Investigación sobre Infancias y Juventudes CLACSO-CINDE (México), e da ONG Avante Educação e Mobilização Social.

No I Ciclo são apresentados projetos de doutorado e pós-doutorado realizados por pesquisadoras vinculadas a Programas de Pós-graduação na UFBA e exterior, e também uma experiência em ONG. A possibilidade dialógica de conhecimentos e práticas acadêmicas e não acadêmicas relacionadas com a diversidade cultural e a descolonização de pensamento / conhecimento, será exercitada pela associação entre as palestras e a mostra fotográfica, em confluência com um cine debate temático.

Quando:

28.03 das 19 às 22h

Palestra – Saberes Fazeres e Iconografias Infantis Kaimbé. A doutoranda Carine Monteiro parte da sua tese (POSAFRO/UFBA), uma pesquisa etnográfica e colaborativa com crianças indígenas no semiárido baiano, para refletir sobre as experiências infantis em contextos de vulnerabilidade e suas resistências étnica-culturais, cotidianas e memoriais.

30.03 das 14 às 17h

Palestra – Infâncias em Rede, da escuta à participação! Ana Marcílio, da Avante Educação e Mobilização Social, apresenta experiências envolvendo crianças em territórios diversos.

04.04 das 19 às 22h

Palestra – De la Montaña a la Frontera: Identidad, Representaciones Sociales y Migración de los Niños no Mexico. Com Valentina Glockner Fagetti. Pós-doutoranda em Infancias y Juventudes CLACSO-CINDE. Trata-se de uma comparação Índia-México sobre migração e trabalho infantil, bem como sobre as políticas públicas e intervenções da sociedade civil sobre a infância vulnerável.

06.04 das 14 às 17h

Cine debate – Filme: Martírio, de Vincent Carelli. Com vários troféus em festivais nacionais e internacionais de cinema. Uma obra baseada em longa pesquisa de três décadas, sobre a luta de resistência indígena Guarani associado ao contexto sociopolítico Brasileiro. Martírio é um filme denso e profundo revelador das atrocidades cometidas pelo sistema capitalista. Como acentua Vincent Carelli, diante da tragédia Guarani Kaiowa, “é preciso fazer algo, e o cinema é uma ferramenta poderosa […]. Não é por gosto que tenho tratado do tema da violência contra os índios, é por imposição dos acontecimentos. ”

28.03 a 06/04

Mostra fotográfica: Imagens dos Projetos apresentados neste I Ciclo. Doze fotografias que retratam infâncias em contextos de vulnerabilidades e resistências, impressas em papel A3, coloridas e P&B, cedidas para exposição pelas pesquisadoras Valentina Fagetti, Ana Marcílio e Carine Monteiro.

Realizadores:

Proponente:

Clelia Neri Côrtes – Professora IHAC e coordenadora do CISAIS

Demais participantes:

Fernanda Passos Caparelli (montoria)

Camila Reis (montoria)

Carine Monteiro de Queiroz

 

Inscrição no local

Inscrições

Deixe uma resposta