I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior do PPGEISU bate recorde de participações

I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior do PPGEISU bate recorde de participações

A gestora do PPGEISU e coordenadora geral do Seminário, profa. Dra. Maria Thereza A. D. Coelho, avalia que a iniciativa foi um “verdadeiro sucesso”

Com mais de 3 mil visualizações nas plataformas digitais, o I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizado entre os dias 01 e 02 de junho de 2022, bateu recorde de participações.

A coordenadora do PPGEISU e do Seminário, profa. Dra. Maria Thereza A. D. Coelho, avalia que a iniciativa foi um “verdadeiro sucesso”, pois cumpriu com o principal objetivo, ao promover debates valiosos acerca de temas relevantes à educação superior. “As comunidades científicas da UFBA, de outras universidades baianas, brasileiras e estrangeiras abraçaram o evento e registram grandes participações que enriqueceram e ampliaram o debate sobre temas relevantes que atravessam profundamente a Educação Superior no mundo”, considera.

Dentre os temas abordados, estiveram em pauta o neoliberalismo e a educação, as tecnologias educacionais, intercâmbios estudantis internacionais, afiliação à universidade, decolonialidade na universidade e formação superior em saúde, através de pesquisadores brasileiros e internacionais da Université de Montréal e Memorial University of Newfoundland (Canadá), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidad Nacional de San Martín (Argentina) e Ministério da Educação de Moçambique.

Maria Thereza A. D. Coelho agradece ao comitê organizador do evento, formado pelas professoras Sônia Sampaio, Renata Véras e Eniel do Espírito Santo; à equipe de apoio técnico composta pelos estudantes Delmira Nunes, Roi Rogeres Fernandes, Rafael Oliveira, Odonilton Lemos, Bárbara Machado, Felipe Costa Pinto e Ludmila Jambeiro, aos palestrantes e participantes do evento, e adiantou uma novidade: “Estamos gratas/os e contentes com os resultados alcançados e já iniciamos as articulações para uma segunda edição do Seminário”, afirmou.

O evento ocorreu em formato virtual, através das plataformas www.ihacdigital.ufba.br e www.youtube.com/c/ihacufba, que transmitiram o Seminário ao vivo. Os/as participantes do I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior receberão, via e-mail, certificado de 10 horas.  Veja os vídeos do evento aqui (https://www.youtube.com/watch?v=i06UUyycxaE&t=3s).