PPGEISU abre inscrições para o I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior

PPGEISU abre inscrições para o I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior

Os/as participantes inscritos receberão certificação de 10 horas. Confira a programação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realiza entre os dias 01 e 02 de junho de 2022 o primeiro Seminário Internacional Sobre a Educação Superior, com as participações de docentes permanentes do PPGEISU e de pesquisadores internacionais da Université de Montréal e Memorial University of Newfoundland (Canadá), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidad Nacional de San Martín (Argentina) e Ministério da Educação de Moçambique.

De acordo com Maria Thereza A. D. Coelho, coordenadora do PPGEISU e coordenadora geral do Seminário, o objetivo geral da iniciativa é o de promover o debate de temas relevantes à educação superior, com a participação de pesquisadores de distintas universidades brasileiras e estrangeiras. Os temas a serem abordados são: neoliberalismo e educação, tecnologias educacionais, intercâmbios estudantis internacionais, afiliação à universidade, decolonialidade na universidade e formação superior em saúde.

O evento acontecerá em formato virtual, através das plataformas  www.ihacdigital.ufba.br e www.youtube.com/c/ihacufba, que transmitirão o Seminário ao vivo. As inscrições têm início no dia 16 de maio e seguem abertas até 01 de junho, por meio do sistema GERE, no endereço eletrônico: http://www.sies.ppgeisu.ufba.br/. Os/as participantes do I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior receberão certificação de 10 horas.

“A educação superior vive um período de intensas transformações no Brasil e no mundo, de modo que reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados/as neste tema é de extrema relevância para a ampliação do debate. Para isso, as participações de estudantes e professores da UFBA, bem como de outras universidades brasileiras e estrangeiras, são bem-vindas e fundamentais à ampliação da interlocução acerca dessa temática na comunidade científica e acadêmica”, convida Maria Thereza A. D. Coelho.

Participam do comitê organizador do evento as professoras Sônia Sampaio, Renata Véras e Eniel do Espírito Santo. Na equipe de apoio técnico colaboram os/as estudantes Delmira Nunes, Roi Rogeres Fernandes, Rafael Oliveira, Odonilton Lemos, Bárbara Machado, Felipe Costa Pinto e Ludmila Jambeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

01.06.22 – 19h (horário do Brasil)

Conferência de abertura: Ultra-neoliberalismo e educação superior

Naomar de Almeida Filho (UFBA, USP – Brasil)
Gilles Bibeau (Université de Montréal – Canadá)
Tradução: Jorge Iriart (UFBA)

02.06.22

Mesa 1 – 9h (horário Brasil) – Tecnologias educacionais nas universidades

Maria Thereza Coelho (UFBA – Brasil): o ensino remoto no Brasil, na pandemia COVID-19
Sara Dias-Trindade (Universidade de Coimbra – Portugal): Pedagogia e inovação no ensino superior português em tempos de pandemia
Eniel do Espírito Santo (UFRB – Brasil): Competências Digitais dos Professores no Ensino Superior: da autoavaliação à formação continuada

Mesa 2 – 10h30 (horário Brasil) – Intercâmbios estudantis internacionais e afiliação

Sônia Sampaio (UFBA – Brasil) – moderadora
Stella Maris Mas Rocha (Universidad Nacional de San Martín – Argentina) – A pedagogia dos inícios
Sônia André (Ministério da Educação – Moçambique) – O Programa de Estudantes – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG): estudantes africanos no Brasil

Mesa 3 – 14h (horário Brasil) – Decolonialidade e Universidade

Georgina Gonçalves (UFRB – Brasil) – moderadora
Maria Paula Meneses (Universidade de Coimbra – Portugal) – Como aprofundar a descolonização das universidades modernas?
Fernanda Mota (UFBA – Brasil) – Estágio Supervisionado de Língua Inglesa em perspectiva decolonial

Mesa 4 – 15h30 (horário Brasil) – Formação superior em saúde

Martha Traverso (Memorial University of Newfoundland – Canadá) – Reflexões sobre a formação e o trabalho em saúde: uma perspectiva psicossocial relacional e dialógica
Carmen Teixeira (UFBA – Brasil) – O significado estratégico do BI no processo de mudança do ensino superior em Saúde
Renata Véras (UFBA – Brasil) – A humanização na formação de estudantes de medicina