O curso será realizado no formato de aula aberta, com professores e professoras convidadas/os, ativistas, intelectuais, em um amplo espectro de debates sobre opressões/emancipações, intolerâncias/diferenças, dominação/libertação.
Ementa:
Este componente de tópicos especiais visa discussões e estudos acerca das diferenças e intolerâncias no Brasil contemporâneo, bem como debater formas de opressão e de emancipações, as lutas por libertações, organizações coletivas, subjetividades insurgentes, sob perspectivas teóricas e práticas de diversas áreas do conhecimento.
Objetivos:
1 Apresentar uma abordagem multidisciplinar sobre os temas diferença e intolerância e seus desdobramentos para as crises políticas no Brasil contemporâneo.
2 Refletir sobre noções de democracia, apartheid e fobias em tempos de globalização militar e do capital.
3 Discutir a formação identitário-nacional do Brasil a partir de uma perspectiva histórico-cultural com ênfase nas guerras de conquistas, escravidão, colonialismo e racismo.
4 Promover debates acerca da intersecções entre a diversidade e as relações de ódio e intolerâncias e das políticas de inimizade e necropolítica.
5 Refletir sobre a colonialidade do poder, do saber e do ser, e o uso dos medos como formas de dominação.
6 Apresentar estudos teóricos e empíricos sobre lutas por libertações, emancipações e insurgências coletivas
Metodologia e Recursos Instrucionais:
Este componente multidisciplinar será ministrado por professores e professoras de diversas áreas do conhecimento que serão responsáveis pela exposição do tema e discussão na turma. Algumas aulas terão leituras prévias divulgadas e outras serão em formato de palestras