Direção do IHAC deseja um ótimo semestre 2024.2

À comunidade do IHAC,

Estamos iniciando o semestre 2024.2, após um recesso curto em pleno mês de setembro. Sabemos de todos os desafios que isso implicou para toda a nossa comunidade e, especialmente, para coordenadores/coordenadoras de curso e técnico-administrativos/as, que tiveram de realizar o planejamento acadêmico e integralização curricular em um período também atípico, considerando outros semestres anteriores à greve de docentes deste ano. Por tudo isso, gostaríamos de agradecer à comunidade IHAC por toda a compreensão e esforço coletivo para reestabelecer nossas rotinas acadêmico-administrativas, apesar de prazos exíguos e déficits de pessoal. Certamente, são desafios que, para uma boa resposta, dependem da articulação e envolvimento de muitos coletivos.

Os desafios continuarão também ao longo deste semestre, pois teremos aulas em pleno verão, com temperaturas cada vez mais altas. Muitas de nossas salas e prédios precisam ainda de aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores para viabilizar as diversas atividades acadêmicas e administrativas. São desafios para toda a nossa universidade, considerando os limites orçamentários. Por sua vez, é um tempo também para que possamos refletir sobre a crise climática que afeta a todas as pessoas e seres do planeta. Precisamos, urgentemente, discutir e produzir novos hábitos que viabilizem nossa existência planetária.

A Direção do IHAC está ciente desses desafios e segue tentando, dentro de suas possibilidades, encontrar formas possíveis de enfrentamento de alguns desses problemas, como de infraestrutura e limites de pessoal. Por sua vez, estamos também cientes de nossos limites, ao tempo em que sabemos quão diversa e criativa é a nossa comunidade, que, periodicamente, tem buscado superar muitos de nossos obstáculos. É importante também que não esqueçamos o potencial desse Instituto, o qual tanto tem contribuído para os processos de inclusão, criação e novos itinerários formativos na UFBA.

A esta comunidade, viva e pulsante, desejamos um excelente semestre 2024.2 e damos as nossas boas-vindas.

Cordialmente,
A Direção do IHAC