MATRÍCULA de 2 a 10 de maio: momento de escolhas, que definem um percurso acadêmico‏

MATRÍCULA de 2 a 10 de maio: momento de escolhas, que definem um percurso acadêmico‏

Caros estudantes, novos e veteranos, do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, da UFBA,
Daremos início amanhã, dia 2 de maio ao período de inscrições presenciais para componentes curriculares de 2013.1, o qual se estenderá até o dia 10 de maio.
As aulas deste semestre, na UFBA, terão início em 13 de maio e irão até 10 de setembro.
Para os novos estudantes (calouros) os Centros Acadêmicos do IHAC prepararam, na primeira semana de aulas (13 a 17/5), um conjunto de encontros (REUNI), com professores e coordenadores dos Centros Acadêmicos, que visam expressar as boas-vindas dos colegas que já estavam no curso e dar informações importantes para o melhor aproveitamento da vida universitária.
As salas de aula do PAF III programadas para as matérias do IHAC – códigos HAC xxx, serão utilizadas para a REUNI e a participação dos estudantes veteranos é muito bem-vinda e dá maior sentido às atividades de recepção aos seus novos colegas.

As salas das aula constam do comprovante de matrícula e são indicadas pelo código da Unidade de Ensino + o número da sala.
Os Pavilhões de Aula, por sua vez, têm os seguintes códigos:
PAF = PAF 1, local onde foram entregues os documentos, ao lado do Instituto de Matemática
PF3 e PFV ficam ao lado do Instituto de Letras
PAC = Pavilhão de Aulas do Canela, ao lado da Faculdade de Educação, Vale do Canela
PFVI = ao lado da Faculdade de Arquitetura, Rua Caetano Moura, Federação
PSL e PRS = Pavilhão de São Lázaro e Pavilhão Raul Seixas, ficam na Faculdade de Filosofia e C. Humanas, S. Lázaro
O significado da matrícula para o Bacharelado Interdisciplinar
O período de 2 a 10 de maio, dividido em duas etapas, tem um significado especial para os estudantes do IHAC.
Nos cursos de progressão linear (profissionalizantes, tradicionais) a matrícula é mais simples, contendo as matérias, quase todas obrigatórias e previstas no planejamento, que é feito pelos respectivos Colegiados.
Para os estudantes de Bacharelado Interdisciplinar a matrícula é um exercício mais complexo, porque é um momento de escolhas e definições sobre o percurso acadêmico, que é traçado por cada estudante, para si mesmo.

Geografia regional ou meio ambiente?
Bioquímica ou epidemiologia?
Comunicação ou computação?

Matemática financeira ou Globalização?…

Apenas no seu primeiro semestre os estudantes (calouros) recebem uma matrícula preparada com antecedência, no momento em que entregam os documentos pessoais à Secretaria Geral.
Em geral os calouros cursam matérias obrigatórias. Essas obrigatórias não passam de oito, ao longo de todo o curso.
Os calouros poderão comparecer ao IHAC – PAF IV – Ondina para completar a matrícula com mais alguma matéria, ou para retirar alguma, apenas no dia 10 de maio. Vejam o calendário mais abaixo.

Cabe um alerta:

O B.I. pode ser completado em três anos, já que são previstos cerca de 30 componentes curriculares. Porém temos visto estudantes com dificuldade para obter aprovação, especialmente os que trabalham o dia todo e têm aulas à noite. Não sobra tempo para os estudos extra-classe.
Além disso, os que cursam cinco componentes por semestre também não encontram tempo para realizarem as 360 horas de Atividades Complementares:pesquisa, extensão, estágio, cursos livres, eventos etc.
Abandonar um componente  ou pedir trancamento significa um desperdício para a instituição pública. A reprovação, por sua vez, além de marcar negativamente o Histórico Escolar, implica em rebaixamento do CR, importante elemento para a obtenção de vagas na matrícula, e para o futuro ingresso num Curso de Progressão Linear.
É preferível cursar o B.I. mais devagar, com bom aproveitamento, pois isso vai facilitar o desempenho nos estudos posteriores.
Praticamente não existem dois Históricos Escolares iguais, dentre os estudantes de B.I. Cada percurso é singular, porque ao longo das três etapas de matrícula cada estudante tem, gradativamente, à disposição, vagas de todas as Unidades de Ensino, de acordo com as possibilidades de oferta de cada Unidade.
primeira etapa da matrícula, on line, via web, é apenas um começo. Alguns estudantes não conseguem vagas, pois as escolhas de muitos podem recair em turmas que tenham poucas vagas nessa etapa.
Antes dessa primeira etapa, o IHAC ofereceu quatro sessões de Orientação Acadêmica e Profissional, aos interessados.
Caso não tenha conseguido nenhuma vaga (pedido em “demanda extra” não vale) na primeira etapa, via web, ou não a tenha feito, o estudante (veterano) precisa comparecer necessariamente à segunda etapa.

Na segunda etapapresencial, com orientação do(a) coordenador(a) do curso, o estudante pode fazer outras opções, dentro do seu próprio Guia de Matrícula, e completar sua agenda semanal, obtendo também as sobras de vagas destinadas inicialmente aos que estão nas diversas Áreas de Concentração.
A terceira etapa, de aproveitamento de sobras, é, certamente, a mais interessante.
Nela o estudante tem acesso a sobras de vagas de todos os cursos, de todas as áreas, da UFBA.
A cada semestre sobram mais de 27% das vagas oferecidas pelos diversos Departamentos.
É claro que várias delas são de matérias que têm pré-requisitos, talvez ainda não cursados pelo interessado, mas muita vaga de matéria importante para o percurso escolhido acaba desperdiçada.
Matrícula como definição de percurso acadêmico
Alguns se incomodam com os desafios que, em geral, enfrentamos, na matrícula do B.I.
Preferem que ela seja rápida, numa etapa só. Para isso ela teria que ser igual à dos cursos de progressão linear e toda a base pedagógica do bacharelado interdisciplinar estaria comprometida.
Se os professores preparassem com antecedência, com o número certinho de vagas, a matrícula para cada estudante, não seria ele a traçar seu próprio percurso acadêmico.
Alguns estudantes reservam um tempo bem limitado para esse importante momento, sem perceber que nele está sendo programado todo um semestre de estudos, que vai ser, provavelmente, definidor de futuras escolhas profissionais.

O calendário de matrícula presencial (3 dias + 4 dias) foi determinado pela Superintendência Acadêmica, dentro dos limites definidos pelo Conselho Acadêmico de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, que decide sobre o primeiro e último dia de aulas.
A limitação da segunda etapa em três dias, atende de certa forma à maioria dos cursos tradicionais, mas nos deixa numa situação pouco confortável.
Como é grande o número de estudantes que não obtém, de imediato, todas as vagas solicitadas na web, temos que atender na segunda etapa cerca de 2.400 pessoas em três dias.
Se o estudante tiver obtido o que solicitou na web, não deve comparecer.
Não sabemos quantos precisarão retornar (além dos calouros que desejarem completar suas matrículas) na terceira etapa, mas o número deve chegar a mais de três mil no total, em quatro dias.
Por isso é preciso a compreensão e colaboração de todos. Procure comparecer no dia e hora programados para seu curso e sua faixa de coeficiente de rendimento – CR
Teremos 15 digitadores trabalhando a cada dia, para o atendimento, organizado por uma numerosa equipe de técnicos e de estudantes-monitores.
Já solicitamos à Prograd que seja permitido o acesso do próprio estudante ao sistema, para que ele capte as vagas que estiverem disponíveis, compondo sua própria matrícula, mas isso ainda não pôde ser viabilizado.

Para agilizar seu atendimento, pesquise as matérias oferecidas em toda a UFBA e anote códigos e horários que lhe interessam:
Para visualizar (e imprimir) a oferta de cada curso, de toda a UFBA, inclusive o seu, acesse:

https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/MatriculaGraduacaoColegiado1

 
Se desejar ver logo a oferta de toda uma Unidade de Ensino (Exemplo: Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas…) acesse:
https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/MatriculaGraduacaoUnidade1
 
Quem já tem em vista algum CPL, que deseja cursar após o B.I., deve acessar o Guia de Matrícula desse curso para já direcionar suas escolhas de componentes optativos. 

Ah, uma sugestão: salve esses links em seu computador. Todo semestre tem matrícula…


A importância da Orientação e a organização do trabalho

Antes de chegar ao sistema, na Sala 301 do PAF – IV, é necessário passar na sala de Orientação de seu Curso, situada no PAF III, segundo andar. 
Lá estará um professor de seu Colegiado e/ou um Monitor, com o Guia de Matrícula impresso, com vagas disponíveis, para consultas.
Após a orientação, serão fornecidas as senhas para ingresso na Sala 301 do PAF IV.
Atenção ao quadro de horários da Etapa Presencial e ao quadro da Terceira Etapa da Matrícula 2013.1, a de Aproveitamento de Sobras de Vagas, que é, talvez, a mais importante para os estudantes de B.I.
Na terceira etapa, cada dia será restrito a uma faixa de Coeficientes de Rendimento com entrada organizada em ordem decrescente. Veja a programação, mais abaixo.
Cabe lembrar que as vagas específicas de cada Área de Concentração ficaram bloqueadas/reservadas para os inscritos nessa Área.
Elas serão incluídas, na matrícula, presencialmente, no dia 2/5, quinta-feira, pela manhã.
O atendimento aos Calouros, que desejarem complementação da inscrição já feita no ato da entrega dos documentos, ocorrerá somente no dia 10 de maio.
Os matriculados em B.I. diurno serão atendidos das 9 às 13h e os de B.I. noturno serão atendidos das 14 às 20h.
Antes de realizar a inclusão de componentes curriculares, na sala 301 do PAF IVtodos devem passar pela Sala de Orientação e Informação de vagas disponíveis, destinada a seu curso, no segundo andar do PAF III.

ATENÇÃO, vamos repetir:
É preciso acessar o SIAC, a partir do dia 29/4, para verificar as vagas obtidas.
Quem não obteve nenhuma vaga, dentre as solicitadas tem que comparecer à etapa presencialprogramada para o período de 2 a 6 de maio.
Ver programação, por curso e C.R., mais abaixo.

Vagas registradas em “demanda extra” não contam como vagas garantidas. Caso tenha obtido somente vagas em “demanda extra”, compareça sem falta à etapa presencial (2 a 6 de maio), ou peça a um procurador para fazê-lo e garanta se matricular em pelo menos uma matéria.
Somente assim terá direito a completar matrícula na terceira etapa (7 a 10 de maio).  
Do contrário, terá sua matrícula bloqueada, devendo dar entrada num requerimento, que vira processo, e passa pelo Colegiado.

A Programação da Segunda Etapa, por Curso, por Área de Concentração e por Coeficiente de Rendimento
No dia 2 de maio, pela manhã, serão matriculados os estudantes que já estiverem inscritos numa Área de Concentrçaão:

09h às 11h – Políticas e Gestão da Cultura, Estudos das Cidades, Relações Internacionais, Artes e Tecnologias, Estudos da Subjetividade e do comportamento e Estudos Jurídicos;
11h às 13h – Escrita Criativa, Língua, Literatura e Cultura, Teatro, Estudos Coreográficos, Música, Cinema e Audiovisual;
No dia 2 de maio, quinta-feira, à tarde/noite será a vez de estudantes de Ciência e Tecnologia – Noturno  e  Humanidades – Noturno, que se encontram na Grande Área.
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR

14h – 10,0 a 7,0                                                                                           
16h – 6,9 a 4,0                                              
18h – 3,9 a 0,0
No dia 3 de maio, sexta-feira, pela manhã, serão contemplados os Cursos de Ciência e Tecnologia – Diurno e Humanidades – Diurno, Grande Área

 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
09h – 10,0 a 7,0                                 
10h – 6,9 a 4,0                                  
11h – 3,9 a 0,0
Dia 3 de maio, sexta-feira, tarde/noite: Cursos de Artes – Noturno e de Saúde – Noturno

Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 10,0 a 7,0                                 
16h – 6,9 a 4,0                                  
18h – 3,9 a 0,0
 
Dia 6 de maio, segunda-feira, pela manhã: Cursos de Artes – Diurno e Saúde – Diurno

Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 10,0 a 7,0                                 
16h – 6,9 a 4,0                                  
18h – 3,9 a 0,0
Nessa segunda etapa, o estudante terá à sua disposição apenas o que já consta do Guia de Matrícula de seu curso.

Na terceira etapa, de aproveitamento de sobras de vagas, de 7 a 10/5, o atendimento será por ordem decrescente de CR, para todos os cursos misturados, pois nessa etapa todos têm acesso a todas as vagas que sobram na UFBA, com as restrições de pré-requisito e de algumas Unidades que restringem o acesso somente a quem é do curso ou de determinada Área de Concentração (Música, Teatro, Medicina, Enfermagem, Cinema-Facom…).

Veja a programação mais abaixo.
Nos próximos dias, estaremos também acompanhando os trabalhos do Serviço de Seleção, junto ao Centro de Pocessamento de Dados, referentes à entrada de graduados de B.I. em Cursos de Progressão Linear.

Bom trabalho para todos nós,

Sérgio Farias

Diretor – IHAC

MATRÍCULA 2013.1
 
 

  Matrícula web: 

No período de 20 a 23/04 você fez, ou não fez, sua solicitação de inscrição em componentes curriculares na web;
No dia 29/04 foram divulgados os resultados da solicitação via web.
Para verificar o resultado da sua inscrição via web, você deverá acessar o site https://siac.ufba.br/, digitando CPF e senha de acesso.
 
Matrícula presencial:
No período de 02 a 06/05, ocorrerá a matrícula presencial. Esta fase contemplará os estudantes que não fizeram matrícula web  e aqueles que não obtiveram as vagas desejadas e desejam complementar a sua matrícula.
O critério para atendimento será a ordem decrescente do coeficiente de rendimento (CR) e escalonamento por curso, conforme datas e horários descritos neste manual.
O/a estudante que por algum motivo não puder comparecer nas etapas presencial e de aproveitamento de sobras no dia e horário programado, deverá constituir procurador, através de documento próprio, cujo modelo consta no link http://www.sgc.ufba.br/, sendo suficiente que esse documento esteja acompanhado de cópia do RG do interessado e do procurador, sem necessidade de autenticação ou reconhecimento de firma.
 
 
 
Segunda Etapa: Presencial: 2 a 6 de maio
 
Dia 02/05/13 (quinta-feira):
Manhã – 09h às 13h
Áreas de concentração
09h às 11h – Políticas e Gestão da Cultura, Estudos das Cidades, Relações Internacionais, Artes e Tecnologias, Estudos da Subjetividade e do comportamento e Estudos Jurídicos;
11h às 13h – Escrita Criativa, Língua, Literatura e Cultura, Teatro, Estudos Coreográficos, Música, Cinema e Audiovisual;
Atendimento em cada Área, por ordem decrescente do Coeficiente de Rendimento
 
 
Tarde – 14h às 20h
Grande área
Curso de Ciência e Tecnologia Noturno
Curso de Humanidades Noturno
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 10,0 a 7,0                                                                                           
16h – 6,9 a 4,0                                              
18h – 3,9 a 0,0
 
 
Dia 03/05/13 (sexta-feira):                                           
Manhã – 09h às 13h
Tarde – 14h às 20h
Grande área:
Curso de Ciência e Tecnologia Diurno
Curso de Humanidades Diurno
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
09h – 10,0 a 7,0                                 
10h – 6,9 a 4,0                                  
11h – 3,9 a 0,0
 
Grande área:
Curso de Artes Noturno
Curso de Saúde Noturno
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 10,0 a 7,0                                 
16h – 6,9 a 4,0                                  
18h – 3,9 a 0,0
 
 
 
Dia 06/05/13 (segunda-feira):
Manhã – 09h às 13h
Tarde – 14h às 20h
Grande área:
Curso de Artes Diurno
Curso de Saúde Diurno
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
09h – 10,0 a 7,0                                 
10h – 6,9 a 4,0                                  
11h – 3,9 a 0,0
 
Atendimento a estudantes que não puderam comparecer no dia e turno programado para o seu curso.
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 10,0 a 7,0                                 
16h – 6,9 a 4,0                                  
18h – 3,9 a 0,0
 
 
 

  

Terceira Etapa – Período: 07 a 10 de maio
Para ajustes finais e aproveitamento de sobras de vagas: somente para alunos inscritos na matrícula web e/ou na etapa presencial 
Esta fase contempla estudantes que tiveram a matrícula web confirmada apenas parcialmente e/ou participaram da etapa presencial.
Não poderá se inscrever o/a estudante que não realizou matrícula web ( ou realizou e não obteve nenhuma vaga), e também não compareceu na etapa presencial.
O critério para atendimento será apenas a ordem decrescente de coeficiente de rendimento (CR), não importando o curso.
 
Dia 07/05/13 (terça-feira):
Manhã – 09h às 13h
Tarde – 14h às 20h
 
Todos os cursos Diurnos
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
09h – 10,0 a 8,0                                 
10h – 7,9 a 7,0
                                 
 
Todos os cursos Noturnos
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 10,0 a 8,0                                 
16h – 7,9 a 7,0
18h – 6,9 a 6,0                                
 
 
Dia 08/05/13 (quarta-feira):                             
Manhã – 09h às 13h
Tarde – 14h às 20h
 
Todos os cursos Diurnos
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
09h – 6,9 a 6,0                             
10h – 5,9 a 5,0                                  
11h – 4,9 a 4,0
 
 
Todos os cursos Noturnos
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 5,9 a 5,0                                 
16h – 4,9 a 4,0                                  
18h – 3,9 a 3,0
 
 
Dia 09/05/13 (quinta-feira):             
Manhã – 09h às 13h
Tarde – 14h às 20h
 
Todos os cursos Diurnos
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
09h – 3,9 a 2,0                                 
10h – 1,9 a 0,0
11h – Casos Especiais e de Formandos                                  
 
Todos os cursos Noturnos
 
Atendimento por ordem decrescente do coeficiente de rendimento – CR
14h – 2,9 a 1,0                                 
16h – 0,9 a 0,0                                  
18h – Casos especiais e de Formandos
 
 
Dia 10/05/13 (sexta-feira):
Manhã – 09h às 13h
Tarde – 14h às 20h
      Calouros dos cursos de B.I.  Diurnos
 
Atendimento por ordem decrescente de classificação no ENEM
 
 
 
Calouros dos Cursos de B.I. Noturnos
 
Atendimento por ordem decrescente de classificação no ENEM