Ação Artística desenvolve projeto cultural no IHAC

As turmas 07 e 15, do componente curricular de Ação Artística, ministrado pelo professor Angelo Castro, estão desenvolvendo o  projeto “A Chegada de Lampião no Inferno”, que consiste na realização de alguns seminários de apoio e vivência. O primeiro deles ocorre já nesta próxima quarta feira, no dia 25 de março (quarta), na sala 110. O segundo está marcado para dia 3 de abril (sexta), na sala 211, sempre  às 18h30. Nestes dois dias, o cordelista, cantador, violeiro e repentista Paraiba da Viola fará uma palestra sobre a Literatura de Cordel.

Paraiba da Viola é um dos mais importantes representante do  gênero. Além de atuar como cantador, instrumentista e palestrante  faz um trabalho sério de preservação e memória do cordel e suas vertentes.

Nos dias 1 de abril (quarta),  na sala 110, e 17 de abril (sexta), na sala 211, às 18h30, o compositor, instrumentista e pensador Fernando Cerqueira fará  uma palestra sobre música e poesia e apresentará a gravação e análise de sua obra “A Chegada de Lampião no Inferno”, escrita para  quinteto de metais (trompetes trompa trombone e tuba).

Fernando Cerqueira é um compositor baiano membro fundador do  Grupo de Compositores da Bahia. Sua obra possui um forte vínculo  com a cultura popular baiana, brasileira e nordestina, com alcance nacional e internacional. Cerqueira foi professor da Escola de  Música da UFBA e possui dois livros publicados: “Artimanhas do Compor e do Pensar” e “Musicalidade e Poesia”.