Inscrições abertas para a oficina virtual de bonecxs artísticxs de pano “PUPA, uma narrativa da alma”

Inscrições abertas para a oficina virtual de bonecxs artísticxs de pano “PUPA, uma narrativa da alma”

Estão abertas as inscrições para PUPA, uma narrativa da alma, oficina virtual de confecção de bonecxs artísticxs de pano, que será realizada nos dias 03, 04 e 05/08, durante a Programação da EXPO IHAC

A oficina será ministrada pela artista Ana Cordeiro e é voltada para pessoas com idade acima de 17 anos, tendo a arte e o autocuidado como forma de apoio e enfrentamento a situações de stress e vulnerabilidades emocionais em tempos de isolamento social. Serão utilizados materiais e técnicas diversas como costura, bordado, colagem e pintura.

Estão sendo disponibilizadas 7 vagas e as pessoas interessadas devem se inscrever no formulário DISPONÍVEL AQUI até o dia 29/07 (quinta-feira). O resultado será divulgado na sexta, 30/07, e o critério de seleção será a ordem de inscrição. Para participar é necessário ter acesso à internet e providenciar os materiais conforme lista abaixo.

Maiores informações podem ser obtidas nos perfis do Instagram @bonecxs_ e @anacordeiro_artimanhas ou através do email: produção.ihac@ufba.br.

Inscrições: 27 a 29/07.

Resultado: 30/07.

Oficina: 03, 04 e 05/08, das 18 às 19h30.

Materiais necessários

– Camisetas de algodão e roupas usadas de cores e estampas variadas (nas suas cores preferidas). Retalhos de tecidos diversos se tiver (não é obrigatório)

– 01 Agulha média para costura a mão;

– 01 Agulha média ou grande para bordar com linha grossa.];

– Tesoura de tecido;

– Linhas de bordar fina (meadas nas suas cores preferidas);

– Linhas de bordar grossa (novelinhos nas suas cores preferidas);

– Canetas de tecido Acrilex ou outra marca (pelo menos 01 preta); 

– 01 almofada ou 01 travesseiro (podem ser usados) ou enchimento de almofada.

Sobre a oficineira 

Ana Cordeiro

Artista multimeios, buscadora de conhecimentos psi astróloga, terapeuta holística, performancer, poeta, arquiteta pela Universidade Federal da Bahia (2002). Realiza exposições e oficinas que integram criatividade e autoconhecimento. Expôs no Ocupa Ihac, no Festival da Cidade Bégles na França, 2019 e foi premiada pela Fundação Gregório de Mattos – FGM, com o Projeto “COMPOSITORAS: MULHERES EM ATITUDE”, em 2016. Lecionou em diversas universidades e hoje cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na UFBA. E-mail: anacordeiro10@hotmail.com.

Programação

Dia 1 – Apresentação da proposta metodológica lúdica-artística e de autocuidado. Breve apresentação da trajetória artística e terapêutica da responsável pela oficina, Ana Gomes. Realização de técnica de relaxamento para visualização de imagens mentais da infância e identificação de emoções associadas que tenham relação com o momento atual e histórias de família e ancestralidade. Explanação sobre a elaboração do esboço inicial dx bonecx, como escolher as estampas e fazer o corte do corpo da bonecx. Orientação para realização de diário das bonecxs com anotações sobre o processo; 

Dia 2 – Conversa sobre processo das imagens e referencial teórico sobre processos artísticos, arquétipo junguiano, saberes e memórias ancestrais de Bert Hellinger e escrevivência de  Conceição Evaristo. Aula sobre técnica simples de costura e bordado à mão. Como escolher e elaborar os detalhes das bonecxs. Continuidade da confecção. Troca de percepções pelo chat; 

Dia 3 – Costura de fechamento, enchimento das bonecxs, partilha sobre o diário no chat e encerramento.