ESPECIAL | Plataforma IHAC Digital completa 1 ano

ESPECIAL | Plataforma IHAC Digital completa 1 ano

O IHAC Digital, plataforma colaborativa do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, completou um ano desde que entrou no ar, no dia 7 de junho de 2020.

O site funciona como um repositório de conteúdos (vídeos, textos, áudios etc) oriundos de produções e experiências desenvolvidas pela comunidade IHAC – estudantes, técnicos e docentes.

A plataforma, que explora novas possibilidades de linguagem, compartilhamento de conteúdos e interação, vem ampliando de forma significativa a interlocução entre diferentes públicos – IHAC, UFBA, outras universidades e sociedade em geral, contribuindo, dessa forma, para a construção de uma universidade aberta e orientada para o avanço da cidadania.

O IHAC Digital foi idealizado pelo diretor do instituto, o professor Messias Bandeira e a sua gestão é conduzida pelo NEXT – Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC. Também integram a equipe estudantes de graduação e pós-graduação. Saiba mais sobre a equipe aqui.

O site contempla as seguintes categorias:

Notícias: seção com informações sobre as atividades que a comunidade IHAC promove e/ou participa.
Biblioteca: seção que disponibiliza gratuitamente livros, capítulos de livros, artigos, relatórios, entrevistas etc. Até o momento a Biblioteca já acumula mais de duas dezenas de itens em texto.
Midiateca: seção que disponibiliza gratuitamente materiais no formato audiovisual – debates, entrevistas, documentários, eventos, aulas abertas etc. Até o momento a Midiateca já acumula mais de 250 itens em vídeo.

Além disso, o IHAC Digital também transmite eventos ao vivo. Nesse primeiro ano de existência, o site foi palco de mais de 200 transmissões online (lives), sendo muitas delas debates, aulas abertas, entrevistas, além de três ciclos de conversa, dois eventos estudantis, um colóquio internacional, um congresso internacional, um seminário e um curso de extensão. Depois da transmissão ao vivo, as atividades ficam disponibilizadas na Midiateca do site, ampliando as possibilidades de acesso ao conteúdo produzido.

O alcance dessas transmissões chama a atenção – com uma média de visualizações, até o momento, de 27 mil e uma média de impressões de 290 mil.

Resposta aos impactos causados pela pandemia

O projeto “IHAC Digital” ainda estava em fase de planejamento quando a pandemia da Covid-19 surpreendeu o mundo. Como forma de responder aos inúmeros impactos causados por essa situação, uma força-tarefa foi mobilizada entre docentes, técnicos e estudantes para adiantar a disponibilização do acesso à plataforma e incentivar, com isso, uma maior integração neste momento tão desafiante.

Ainda, a ideia de manter todo o conteúdo em um espaço virtual decorre da compreensão de que nem todos dispõem de recursos ou contexto social favorável para acompanhar atividades online. Como forma de minimizar os efeitos desta assimetria, todo o conteúdo poder ser consultado a qualquer tempo e a comunidade terá acesso no momento que lhe pareça mais oportuno.

Mais informações sobre a plataforma

O IHAC Digital é uma plataforma concebida com o uso de softwares e sistemas livres, o que permitiu, ao mesmo tempo, um desenvolvimento rápido – frente aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19 – e um custo relativamente nulo, desenvolvido de maneira colaborativa com o auxílio de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores. Do ponto de vista técnico, a base do IHAC Digital consiste na utilização da plataforma de software livre WordPress com diversos recursos implementados, que foram customizados/adaptados conforme arquitetura da informação definida, tais como: capacidade de incorporar automaticamente vídeo ao vivo, com bate-papo já integrado na plataforma; agenda de eventos dinâmica, que pode ser exportada para agendas pessoais (a exemplo do Google Agendas); sistema automatizado de agendamento de lives e envio de notícias, bem como acervo de livros e midiateca – constantemente ampliado com o apoio da comunidade. A plataforma conta ainda com recursos de proteção de dados e de segurança, conferindo um ambiente seguro para a realização de lives, longe de ataques de hackers – bastante comum no YouTube.

A equipe do IHAC Digital realiza treinamentos a monitores, bem como presta suporte aos docentes e convidados. O IHAC Digital é uma plataforma em constante atualização e monitoramento de segurança. Ao longo do ano de 2020 e início de 2021, foram implementadas, pouco a pouco, diversas melhorias no sistema, tanto do ponto de vista interno (back-end) quanto externo (front-end), visando sempre melhorar a experiência dos usuários.

Participe

Toda a comunidade IHAC pode compartilhar suas produções no IHAC Digital, ampliando o alcance da produção científica, artística e social do Instituto.

Para sugerir um conteúdo para publicação no IHAC Digital, clique AQUI.
Para solicitar o agendamento de uma transmissão online (live) no IHAC Digital, clique AQUI.

Veja abaixo algumas das atividades ao vivo que o IHAC Digital transmitiu ao longo deste primeiro ano: