Últimos dias para envios de propostas de atividades para EXPO IHAC 2021

Últimos dias para envios de propostas de atividades para EXPO IHAC 2021

Restam apenas alguns dias para você enviar a sua proposta de atividade para a EXPO IHAC 2021. O prazo termina na próxima terça-feira, 22 de junho. Não perca tempo. Participe!

Clique AQUI para acessar o formulário de envio.

O ano de 2021 será marcado pela realização de mais uma edição da EXPO IHAC – Semana de Atividades Interdisciplinares em Artes, Ciências e Humanidades. O evento acontecerá no período de 2 a 6 de agosto, tendo como objetivo oferecer à comunidade da UFBA e à sociedade uma maior visibilidade das atividades de ensino, extensão e pesquisa empreendidas no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos.

A programação do evento será configurada a partir de propostas de atividades feitas pela comunidade IHAC – estudantes, docentes e técnicos administrativos.

EXPO IHAC – contexto da edição 2021

Em seus 13 anos de funcionamento, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos acumulou importantes experiências em termos de ensino, extensão e pesquisa. O composto de sua atuação pode ser aferido por sua comunidade no cotidiano acadêmico, quando estudantes, servidores e professores estabelecem um elevado grau de participação na vida universitária e na sociedade.

Por sua vez, o contexto de saúde pública em função da pandemia por Covid-19 — secundado por um isolamento social e suspensão das atividades presenciais desde março de 2021 — estabeleceu (e vem estabelecendo) inúmeros desafios à sociedade e, certamente, à nossa comunidade universitária. O ingresso de novos estudantes em 2020 e 2021, as dificuldades de funcionamento da universidade que se avizinham por conta dos cortes orçamentários e a necessidade de atualizarmos temas caros ao instituto (regime de ciclos, passagem Bi-CPL etc.) reforçam a necessidade de realização desta atividade.

Assim, a EXPO IHAC tem como objetivo oferecer à comunidade da UFBA e à sociedade uma maior visibilidade das atividades de ensino, extensão e pesquisa empreendidas no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, privilegiando os aspectos interdisciplinares, tendo como horizontes o acolhimento de estudantes no mundo universitário e uma maior integração do IHAC às unidades da UFBA.

Um aspecto importante neste processo diz respeito à mudança de gestão que irá ocorrer em agosto/2021. Assim, a realização da EXPO IHAC se mostra absolutamente oportuna no sentido de oferecer um panorama do instituto neste momento, bem como marcar a transição não apenas do ponto de vista administrativo, mas de maneira ampla e integradora da sua comunidade, de forma serena e comemorativa.

A EXPO IHAC conta com o legado de duas edições anteriores, mas segue renovada por importantes iniciativas do instituto, a exemplo da Ocupa IHAC, em 2019. Esperamos, agora, reunir estudantes, servidores e professores numa nova jornada de integração.

A edição 2021 conta com uma comissão organizadora formada por membros da direção, Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura (NEXT), colegiados de graduação, gerência administrativa, técnicos administrativos e centros acadêmicos. A gestão do evento é compartilhada entre todos os participantes, sendo o NEXT o setor responsável pela produção geral do evento.