Docentes do IHAC participam do PANORAMAS 2021 com obra, palestra e apresentação de trabalho

Docentes do IHAC participam do PANORAMAS 2021 com obra, palestra e apresentação de trabalho

Durante os dias 15 a 18 de junho/2021 as professoras do IHAC Laura Castro e Karla Brunet participam do PANORAMAS 2021, evento sobre artes, mídias e cultura, que acontece na Universität Politècnica de València, na Espanha.

Além de participar com a exposição da obra “De quantas águas eu vim” na PANORAMA EXP, mostra de arte que faz parte da programação do PANORAMAS, a professora Karla Brunet também atua em duas mesas.

Para mais informações sobre o evento acesse http://siimi2021.medialab.ufg.br/

Confira abaixo um resumo das participações:

Obra “De quantas águas eu vim”

“De quantas águas eu vim” é uma projeção de onde nossas imagens, nossa voz e nossa música se misturam e se entrelaçam. A narrativa imaginativa é criada por essa fusão experimental de fragmentos, onde nos afastamos do eu e nos abstraímos no nós. A criação conjunta da vídeo arte foi sendo costurada a partir de memórias, algumas memórias que deram origem a narrativa como as da avó Alice e outras que surgiram durante o processo, como as das fotografias do avô Victor. Algumas memórias que não lembrávamos que tínhamos. Memórias que fomos descobrindo.

O encontro das águas nessa pesquisa artística se dá pela criação deste lugar de sonho, de um lugar imaginário, de um lugar de memória. É nesse recuo do mundo dos objetos que nos conectamos com o mundo em si, que nos tornamos parte dessa abstração. Nossa imaginação se transforma na vídeo arte.

Em “De quantas águas eu vim”, criamos encontros de águas, encontros de culturas, encontros de diferentes épocas, gerações, encontros físicos e virtuais, encontros ambientais. A arte é nossa forma experimental de levantar questionamentos, criar uma memória afetiva (mergulhar em memórias afetivas, coletivas e individuais) e produzir novas percepções do meio ambiente. A arte como um barco onde é possível encurtar distâncias, cruzar lugares imaginários e navegar memórias no rumo do Norte do Brasil.

Direção: Karla Brunet e Laura Castro
Edição/Imagens: Karla Brunet
Narração/Voz: Laura Castro
Canto: Ibã Huni Kuin
Flauta: Letieres Leite
Ecoarte, 2021
Duração: 4min

MESA “Instalaciones”

Data: 16 de junho/2021, às 16h30.

Mediação: Karla Schuch Brunet.

Artigo: Rios da memória: cruzamentos e movências do imaginário amazônico

Autoras: Karla Schuch Brunet e Laura Castro.

Resumo:

Esse artigo é fruto de uma pesquisa em processo, uma colaboração artística sobre água, ensando na água como um espaço de memória, tanto de memórias individuais quanto memória coletiva. Partindo da água, neste caso os rios, como linha de ligação entre nossas histórias, o que vivemos e como nos conectamos. É um encontro da mídia arte, do vídeo e da poesia. A água é esse fluido de conexão, conexão com o mundo, com a natureza. Nos rios ficam impressas memórias ancestrais, narrativas misteriosas do ciclo da vida, das transformações do planeta. Ao olharmos um rio – neste caso o Rio Amazonas como ponto central – nosso desafio aqui é também escutá-lo como quem escuta um avô ou uma avó. Como um arquivo andante, ele corre levando memórias contra o esquecimento.

Palavras-chave: água, Rio Amazonas, encontros, imaginário, vídeo arte

MESA ESPECIAL “Open Space: Redes de Co-pesquisa e Co-criação em Arte, Ciência e Tecnologia”

Data: 17 de junho/2021, às 9h.

Participantes: Marcos Umpiérrez (IENBA-UDELAR / RIADE), Karla Brunet (UFBA) e Suzete Venturelli (UnB/UAM).

Mediação: Lilian Amaral (Media Lab BR / RIADE).