IV EnCuS reflete desafios e dificuldades da produção coletiva

IV EnCuS reflete desafios e dificuldades da produção coletiva

De 25 a 28 de maio de 2021, no IHAC Digital (ihacdigital.ufba.br), acontece o IV Encontro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades – o EnCuS. O evento vai apresentar as últimas produções dos pesquisadores/as e colaboradores/as do NuCuS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades, vinculados ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia, grupo formado há 14 anos.

O NuCuS irá emitir certificado aos participantes. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas até o dia 21 de maio de 2021 no endereço www.encus2021.ufba.br O IV EnCuS acontece, tradicionalmente, no mês de maio, mês em que se comemora o dia internacional contra a homofobia (17/05).

O NuCuS surgiu há 14 anos como Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS) e é um dos pioneiros nos estudos científicos sobre os papeis das culturas nas questões que envolvem os gêneros e as sexualidades. Atualmente, o NuCuS possui seis linhas de pesquisa e extensão: (1) Estudos Trans, Travestis e Intersexo, (2) Artes, Gêneros e Sexualidades, (3) Lesbianidades, Feminismos e Interseccionalidades, (4) Gênero e Sexualidade na Educação, (5) Processos de subjetivação, raça, gênero e sexualidade e (6) Corpos, Cidades e Territorialidades Dissidentes. Atualmente cerca de 70 pessoas são integrantes do núcleo, desenvolvendo pesquisas científicas, ativismos e diversas atividades relacionadas ao campo do gênero e da sexualidade com suas mais diversas interseções.

O IV EnCuS terá como tema as “Interconexões e desafios de pesquisas coletivas em tempos pandêmicos”, refletindo as preocupações do grupo com a produção de conhecimento na atualidade. As discussões terão como foco as “narrativas e subjetivações de mulheres negras”, “fabulações e ancestralidades positivas”, “transterritorialidades”, “artes, subversão, narrativas dissidentes”, “corpos dissidentes versus normas hegemônicas” e “movimentos, identidades e direito à cidade” e serão promovidas em mesas e debates com pessoas pesquisadoras do núcleo e pessoas convidadas. O IV EnCuS conta também com lançamento de livros de pesquisadores do NuCuS, além de apresentações artísticas  e um minicurso, ministrado pela atriz, diretora e educadora Xan Marçall.

A abertura do IV EnCuS acontece no dia 25 de maio de 2021 (terça-feira), das 13h às 15h, com Cíntia Guedes, professora do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, que foi integrante do núcleo no início de sua formação em 2007.

14 anos de produção ininterruptos

Além das pesquisas em cada uma das linhas que renderam publicações, teses e dissertações, o NuCuS realiza atividades de extensão e formação. Uma dessas atividades foi o Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade na Educação, ofertado através da Capes, em parceria entre a UFBA e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), para 225 profissionais da área da educação. O curso aconteceu de forma semipresencial em cinco polos da UAB localizados em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Esplanada. O grupo ainda organizou um dos maiores eventos do campo, o Desfazendo o Gênero, em 2015, que trouxe a Salvador a filósofa Judith Butler. Em 2017, em comemoração aos 10 anos de atividade, o grupo trouxe a multiartista Linn da Quebrada para o seu primeiro show na capital baiana. Em 2019 e 2020, diversos pesquisadores do Núcleo publicaram textos, livros e pesquisas em periódicos de relevância nacional e internacional no Brasil e no exterior.

Programação completa

IV EnCuS – IV Encontro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades

Inscrições no www.encus2021.ufba.br – até 21 de maio de 2021

Transmissão do evento pelo IHAC Digital https://ihacdigital.ufba.br/

Dia 25 de maio (terça)

13h – 15hABERTURA Boas vindas da coordenação colegiada (Ian Habib, Izaura Cruz, Léa Santana, Yuna Vitória, Alexandre Nunes, David Souza, Eduardo Rocha) Cíntia Guedes, professora da IHAC Coordenação/mediação: Leandro Colling
15h – 17hMESA 1: “Narrativas e subjetivações de mulheres negras” Com Ana Carolina – “Os processos de subjetividade negra e suas invisibilidades”
Com Ana Caroline – “Narrativas, afetudes e resistência”
Léa Santana – “As histórias não contadas sobre mulheres negras na pornografia” Coordenação/mediação: Léa Santana
17h – 18hLANÇAMENTO DE LIVRO 1 Claudenilson da Silva Dias – “Identidades Trans em Candomblés: entre aceitações e rejeições”.
Leandro Colling – “A vontade de expor”
Murilo Nonato – “Vivências afeminadas: pensando corpos, gêneros e sexualidades dissidentes”
Simone Brandão – “O amor e o erótico entre mulheres na prisão – Subvertendo normas de gênero e sexualidade” Coordenação/mediação: David Souza.
18hAPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA 1: “Documentário – Trans Habitar” (43 min.) Três casas e uma cidade habitadas e construídas por diversos corpos dissidentes.

Dia 26 de maio (quarta)

10h – 12hMESA 2: “Fabulações e ancestralidades positivas” Com Xan Marçal – “Para manter-se viva! Narrativas Positivas face ao estigma da Aids”
Com Ramon Fontes – “Glosa sobre tempo”
Com Alexandre Nunes – “Herança e ancestralidade no teatro da AIDS” Coordenação/mediação: Alexandre Nunes
13h – 15hMINICURSO “Criação de Zines como Grito de Independência” Com Xan Marçall. Monitores técnicos:A Definir
15h – 17hMESA 3: “Transterritorialidades” Com Eduardo Rocha, Tiê Maria Francisco e Malayka SN – “Trans Habitar: processo criativo”.
Com Yuna Vitória Santana da Silva – “Parentalidades trans: aspectos sociais, jurídicos e de saúde”.
Com Ian Habib – “Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA): Arquivos Trans”. Coordenação/mediação: Ian Habib

Dia 27 de maio (quinta)

10h – 12hMESA 4: “Artes, subversão e narrativas dissidentes” Com Leandro Colling – “Ocaña: religiosidade, sexualidade e subversão”.
Com Djalma Thürler e Caê Rodrigues – “Les Étoiles: quem disse que nós não somos as melhores”.
Com Mariana Souza Paim – “Lesbianidade e gênero em duas narrativas de Cassandra Rios”. Coordenação/mediação: Marcelo de Trói
13h – 15hMINICURSO “Criação de Zines como Grito de Independência” Com Xan Marçall. Monitores técnicos: A Definir
15hASSEMBLEIA GERAL NuCuS (restrita a integrantes do Núcleo e pela plataforma google meeting)

Dia 28 de maio (sexta)

10h – 12hMESA 5: “Corpos dissidentes versus normas hegemônicas” Com Paulo César García, Maurício Silva da Anunciação, Daniel Arcades e José Edielson Santos de Jesus – “O que elas acenam: as faces artísticas e as produções de subjetividades dissidentes”.
Com Wallace Matos da Silva – “Projetos de visibilidade LGBTI+ no IFBA: das ações acadêmicas ao doutoramento”. Coordenação/mediação: Izaura Cruz.
13h – 15hMINICURSO “Criação de Zines como Grito de Independência” Com Xan Marçall. Monitores técnicos: A Definir
15h – 17hMESA 6: “Movimentos, identidades e direito à cidade” Com Gabriela Pinto de Moura – “Prostituição e direito à cidade no contexto de “recuperação” do Centro Histórico de Salvador”.
Com Fayola Caucaia, Alexandre Pajeú Moura e Gabriela Pinto de Moura – “Cartografia Sexuada de Salvador”.
Com Marcelo de Trói – “Performatividade urbana: espaços em disputa”. Coordenação/mediação: Eduardo Rocha.
18h – 19hAPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA 2: “Organicidade – Utopia e direito à cidade” Com Fayola Caucaia, Elaine Mirelly de Almeida Carvalho, Erivan de Jesus Santos Junior e Janayna Victória Araújo dos Santos Silva.

SERVIÇO

O quê: IV EnCuS – Encontro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades

Quando: 25 a 28 de maio de 2020 (de terça à sexta)

Onde: No canal do IHAC Digital https://ihacdigital.ufba.br/

Inscrições: www.encus2021.ufba.br – até 21 de maio de 2021

Siga o NuCuS nas redes sociais:

Twitter: twitter.com/cusBahia | Facebook:  facebook.com/grupocusbahia  | Instagram: @nucus_ufba

Site: www.politicasdocus.com