Livro digital “Jogos de Todos os Santos” tem lançamento dia 07 de abril

Livro digital “Jogos de Todos os Santos” tem lançamento dia 07 de abril

Vem aí o lançamento do livro “Jogos de Todos os Santos: um estudo da construção de mundos ficcionais nos videogames baianos”, contendo os resultados de pesquisas realizadas ao longo dos últimos três meses sobre o design narrativo de jogos digitais baianos. O livro será lançado no dia 07 de abril, às 17h, com uma live no canal do projeto de pesquisa que o gestou no YouTube. Publicado pela EDUFBa, o volume é totalmente digital e será disponibilizado gratuitamente no site https://www.jogosdetodosossantos.com/. No mesmo site, também já pode ser encontrado um conjunto de vídeo entrevistas com desenvolvedores do Estado, focadas exatamente no tema do design de mundos em jogos digitais.

O projeto “Jogos de Todos os Santos”, do qual o volume nasce, teve como objetivo analisar os aspectos narrativos, formais e lúdicos de jogos de videogames de produção recente na Bahia que trazem elementos das culturas regional e nacional. O texto se destina a pesquisadores de jogos digitais e estudiosos das mídias, professores universitários e de cursos voltados a desenvolvedores de jogos digitais, estudantes de graduação e pós interessados em jogos digitais e desenvolvedores de jogos digitais no cenário brasileiro e baiano.

A live de lançamento, por sua vez, terá a participação dos pesquisadores do projeto e dos desenvolvedores baianos incorporados na pesquisa: João Araújo, idealizador e coordenador do projeto e Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PPGCCC – UFBA); Lynn Alves Professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Professor Milton Santos (IHAC – UFBA), coordenadora da equipe de Desenvolvimento do Gamebook “Guardiões da Floresta” e do o grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais; Filipe Pereira, professor do curso de Jogos Digitais da UNEB, CEO, produtor e Game Designer Líder na Aoca Game Lab, empresa responsável pela série de jogos “ÁRIDA”; Beatriz Almeida, doutoranda no Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC/UFBA); Victor Cayres, consultor, roteirista e fundador da Victor Cayres: Soluções Lúdicas e Narrativas, que vem desenvolvendo o game “Odoyá” em parceria com as empresas Sinergia Games,  Unique Entretenimento Digital; e Joe Santos, desenvolvedor de jogos e sócio-fundador da Unique Entretenimento Digital, criadora do game em desenvolvimento “Guerreiros Folclóricos”.

 “Jogos de Todos os Santos” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.