Começa nesta quarta (18) o VI Congresso Internacional sobre Culturas

Começa nesta quarta (18) o VI Congresso Internacional sobre Culturas

Sob o tema “Culturas pela vida em um mundo angustiado”, o VI Congresso Internacional sobre Culturas acontece de 18 a 20 de novembro e irá problematizar os inúmeros processos sociais, políticos, econômicos, comunicacionais, tecnológicos e de saúde que repercutem na cultura e por esta são agenciados. O evento é promovido pela Rede de Universidades dedicadas aos estudos das Culturas, uma iniciativa voltada a debates, pesquisas e organização de atividades no âmbito da cultura, reunindo universidades do Brasil, Moçambique e Portugal.

A conferência de abertura contará com a presença da escritora moçambicana Paulina Chiziane, a primeira mulher a publicar um romance no seu país. Sua obra é reconhecida e celebrada no mundo todo, sendo alguns de seus títulos mais conhecidos “A balada de amor ao vento” (1990), “Ventos do Apocalipse” (1995), “Niketche: Uma História de Poligamia” (2002) e “O Alegre Canto da Perdiz” (2008).

Além desta ilustre presença, o congresso conta com uma ampla e diversificada programação – 6 painéis temáticos, 5 Grupos de Trabalho com 68 mesas temáticas diferentes (divididas em 22 lives), 8 apresentações artísticas e 14 apresentações de livros. A programação completa do encontro está disponível aqui.

O VI Congresso Internacional Sobre Culturas – edição online – é aberto ao público gratuitamente. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo no site oficial do evento (culturas.cc/congresso2020).

Este sexto encontro seria realizado em Salvador, pela UFBA, mas teve a edição presencial transferida para 2021 em função das restrições de deslocamento por conta da pandemia por covid-19. Assim, será todo realizado em ambiente online. Esta modalidade irá permitir, por sua vez, uma ampla participação, conferindo maior capilaridade e diversidade ao congresso.