Pesquisa “Mapeamento Cultural da UFBA” é disponibilizada em site

Pesquisa “Mapeamento Cultural da UFBA” é disponibilizada em site

Está disponível no link www.mapeamentocultural.ufba.br o resultado da primeira etapa da pesquisa Mapeamento Cultural da UFBA 2019 – MapCult, desenvolvida por integrantes do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/IHAC), com apoio da Reitoria da Universidade.

A pesquisa tem por objetivo conhecer a atuação cultural da UFBA nas mais variadas dimensões – ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, sistemas e organismos, ações afirmativas etc. –, tendo como recorte temporal o ano de 2019.

Ao acessar o site da pesquisa, você poderá conhecer os componentes curriculares da graduação e da pós-graduação, os projetos e grupos de pesquisas, os museus, memoriais e acervos, os projetos de extensão e de ações afirmativas, as atuações dos corpos estáveis, as dissertações e teses, as publicações de livros e periódicos, e muitos outros elementos que dialogaram com o universo da cultura da UFBA em 2019.

O site permite, ainda, a inclusão e modificação de informações até o dia 30 de novembro deste ano. Observe se as atividades que você integrou em 2019 estão registradas no Mapeamento. Caso não estejam, sugira a inclusão por meio do link https://mapeamentocultural.ufba.br/participe.

Sobreo projeto:

O site Mapeamento Cultural da UFBA (Mapcult) deriva da pesquisa sobre o mesmo tema desenvolvida nos anos de 2019 e 2020 no Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/IHAC). A investigação busca desvelar a presença da cultura na UFBA e os lugares que ela ocupa na universidade. A ideia norteadora da pesquisa é que a cultura não se instala apenas em um registro institucional específico da universidade, mas perpassa  ensino de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão, além de frequentar outros espaços universitários de diferenciadas naturezas, tais como: estruturas acadêmico-administrativas, ambientes abertos e construídos, laboratórios, auditórios, bibliotecas, museus, teatros, memoriais, cinema, galeria, editora, livrarias, veículos de comunicação etc. A investigação pretendeu elaborar um mapa dos lugares da cultura na UFBA no ano de 2019, tomado como um ano de referência para dar visibilidade às atividades culturais da e na universidade. O site traduz os resultados da pesquisa, em especial no seu horizonte informativo.  

A investigação contou com apoio da UFBA, por meio de duas bolsas de pesquisa e do acesso às suas fontes de informação, que, em geral, mostraram grande disponibilidade para repassar os dados existentes e apontar os inexistentes. O estudo foi realizado por uma pequena equipe, que reuniu estudiosos do CULT e pesquisadores voluntários da UFBA e da UFRB. A riqueza da atuação cultural da UFBA, mesmo focada em apenas um ano; a dificuldade de obter alguns dados não disponíveis na instituição; a equipe reduzida e na sua maior parte formada por voluntários, com dedicação de tempo parcial, e, por fim, a pandemia que afetou profundamente o trabalho de coleta de informações em 2020, todos estes fatores dificultaram a realização da pesquisa e a elaboração de seus dois produtos principais: o presente site e um livro, a ser publicado.                    

Todo processo vivo de pesquisa supõe constantes atualizações e revisões de seu projeto original. Com o mapeamento não foi diferente. Alguns aprimoramentos e mudanças de rota foram necessárias para o andamento satisfatório da investigação e da análise. Nesta perspectiva, a envergadura das atividades e das informações acerca da cultura na UFBA obrigaram, dadas as condições limitadas de equipe, a focar pesquisa no ano de 2019 para que fosse possível uma abordagem mais cuidadosa. Outra revisão preciosa para o trabalho de investigação foi a descoberta dos sistemas informáticos existentes em diversas áreas de atividades da UFBA que reuniam dados preciosos de modo mais centralizados, concisos e precisos, o que facilitou imensamente o trabalho, mesmo quando tais sistemas ainda estavam sendo implementados. A ausência deles criou atrasos e dificuldades bastante sentidas na pesquisa. Tais amplitudes e dificuldades, somadas aos impactos da pandemia sobre a vida acadêmico-administrativa da UFBA, tornaram inevitável a ampliação do prazo de realização da pesquisa, agora totalizando aproximadamente um ano.

O site torna público apenas uma parte do enorme investimento em cultura efetuado pela UFBA, dado que está circunscrito ao ano de 2019, e mesmo para este ano ele não traz todas as informações possíveis acerca da presença da cultura, pois as condições de trabalho não permitiram englobar todas as dimensões necessárias para uma mirada mais completa. De qualquer modo, o site Mapcult expõe um universo, por certo, desconhecido em muitos dos aspectos coletados. A pretensão da equipe de pesquisa é que ele seja atualizado pela universidade para permitir um acompanhamento mais sistemático do singular projeto institucional e cultural da instituição e para estimular o aparecimento de novas e mais aprofundadas análises sobre esta dimensão tão rica e fundamental da vida da UFBA.           

Visite o site: https://mapeamentocultural.ufba.br/