ACCS “HACE80 – Laboratório de Formação e Práticas de Professores” oferece vagas em 2019.2

ACCS “HACE80 – Laboratório de Formação e Práticas de Professores” oferece vagas em 2019.2

O professor do IHAC Luiz Márcio Santos Farias coordena no semestre 2019.2 a ACCS HACE80 – Laboratório de Formação e Práticas de Professores. Com carga horária total de 68 horas, os encontros da atividade acontecerão às sextas-feiras, das 08 às 12h na FACED.

Resumo:

O Laboratório de Formação e Prática de Professores propõe Intervenções educacionais (Ateliers) em escolas das séries iniciais do ensino fundamental de Salvador. Estas intervenções visam aproximar tanto os estudantes da graduação do trabalho do professor quanto os professores das unidades de ensino parceiras a compreenderem os elementos essenciais dos saberes dispostos que devem ser trabalhados na perspectiva da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Essas dificuldades são observadas em uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Nesse sentido, os estudantes devem dialogar os saberes matemáticos com as teorias da Didática das Ciências, em especial a Teoria das Situações Didáticas e a Teoria Antropológica do Didático, para compreender as tarefas que são propostas nos livros didáticos, que são aprovados pela comissão do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e quais as técnicas devem ser mobilizadas para resolver essas tarefas. Nos ateliers, haverá momentos de discussão sobre alguns elementos que podem auxiliar os professores nas futuras seleções de livros didáticos. Um desses elementos é a utilização de materiais concretos e tecnológicos, que devem ser contemplados nos livros como propõe os documentos oficiais (BNCC e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)). Esses materiais são ferramentas para a compreensão e o desenvolvimento dos saberes matemáticos, mas poucos possuem uma praxeologia (descrição dos passos prático e teóricos para a resolução de tarefas) desenvolvida. Nesse sentido, vamos abordar as diversas pesquisas de alguns integrantes doNúcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didáticas das Ciências, Matemática e Tecnologia (NIPEDICMT) que já desenvolveram praxeologias que foram experimentados nessas pesquisas, mas que não se ainda permanecem distantes das unidades escolares.

Professora: Luiz Márcio Santos Farias

Horário: Sextas-feiras, das 08 às 12h na FACED – Canela.

Carga horária: 68 horas.

ATENÇÃO: Conforme o Cronograma de Matrícula de 2019.2 para os Bacharelados Interdisciplinares, as inscrições em componentes ACCS ocorrerão exclusivamente via web e poderão ser feitas a partir da primeira etapa de ajustes, que começa no dia 29/07/2019.