Coletivo METEMÃO convida estudantes e artistas para Residência-Exposição Artística RASGO

Coletivo METEMÃO convida estudantes e artistas para Residência-Exposição Artística RASGO

 

O Coletivo METEMÃO convida todas/os estudantes de graduação ou pós-graduação em artes visuais, de áreas correlatas, e jovens artistas da comunidade externa a candidatarem-se à seleção para a Residência-Exposição Artística RASGO, que acontecerá entre os dias 23 de abril a 10 de maio de 2019, na Galeria Cañizares, EBA – UFBA.

Idealizada por estudantes da Escola de Belas Artes – UFBA, o projeto é voltado para a interação entre artistas e possui um forte cunho educativo que pretende reafirmar a Galeria Cañizares como Galeria-Escola, como espaço de aprendizado, a fim de desconstruir muros e construir pontes entre os artistas residentes, o público, e o sistema das artes.

O nome RASGO surge da ideia de ruptura de uma redoma. A palavra-conceito da exposição pode assumir, de maneira ambígua, a ideia de algo que lhe separa ou dá acesso; remete também à potência criativa, a uma concepção de arte que irrompe de algo, que rasga para sair ou entrar, que abre caminho, que é gestada até o seu parto. Rasgo é acima tudo, uma ação sobre (des)construir pontes ou muros, abrir espaço para a interação ou vedar o acesso para a proteção de si; é uma reflexão sobre relações sociais, políticas, étnicas e profissionais.

A Residência será composta por artistas/estudantes convidados e selecionados pelo processo seletivo; permeada por conversas, palestras, produções, montagens e outras possíveis dinâmicas que tenham o objetivo de estruturar o pensamento artístico/poético de cada um dos residentes. Trata-se de um experimento de atelier coletivo para muitos artistas no qual a visitação da exposição se dá simultaneamente ao processo produtivo /reflexivo dos residentes. O projeto tem, portanto, um caráter performático que se explicita através da exposição do processo artístico.