ACCS “BIOD46 – Etnobiologia e Educação” abre vagas para estudantes dos BI em 2019.1

ACCS “BIOD46 – Etnobiologia e Educação” abre vagas para estudantes dos BI em 2019.1

A ACCS BIOD46 – Etnobiologia e Educação: Conhecimento etnoecológico local como fundamento de inovação educacional para ensino de ciências intercultural, coordenada pelo professor do Instituto de Biologia Charbel El-Hani, está oferecendo vagas para os estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares em 2019.1. São duas vagas para o BI em Ciência e Tecnologia, uma vaga para o BI em Saúde, uma vaga para o BI em Humanidades e uma vaga para o BI em Artes.

As aulas ocorrem no Instituto de Biologia às terças feiras das 13h55 às 17h35, semanalmente. Serão realizadas duas viagens a campo, para as comunidades pesqueiras de Siribinha e Poças, no Município de Conde-BA.

A disciplina tem o objetivo de discutir a construção de relações entre conhecimentos científicos e tradicionais, com o fim de implementar ambientes de troca e diálogo, que favoreçam a aprendizagem dos estudantes, a valorização do conhecimento tradicional e o empoderamento dos membros das comunidades pesqueiras face a processos educacionais e de conservação. Tendo em vista a abrangência do projeto, a disciplina apresenta um caráter fortemente inter- e trans-disciplinar, envolvendo biologia, educação, antropologia, filosofia, museologia, e outras áreas do conhecimento. Reconhecendo a primazia da construção de diálogos efetivos com os membros das comunidades, as viagens ao campo serão organizadas de forma a possibilitar a integração dos alunos com a vida cotidiana no local. Paralelamente, a integração entre os diferentes aspectos do cotidiano, e seus respaldos nas práticas e conhecimentos locais, tornam importante o aporte de diferentes setores disciplinares, assim que a disciplina constitui um lugar propicio para estabelecer diálogos entre alunos de diferentes programas da comunidade acadêmica da UFBA.

Como retorno às comunidades, os estudantes farão trabalho final propondo atividades educacionais para as escolas que promovam o fortalecimento dos conhecimentos e das práticas locais. Estas atividades deverão ser integrados teórica e metodologicamente à proposta de trabalho em andamento nas comunidades, no âmbito do projeto “Pesquisa Etnoecológica, Educacional e de Conservação e Inovações Pedagógicas em Comunidades Pesqueiras: Em Busca da Conservação Ambiental e Cultural”, vinculado ao INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), coordenado pelo professor Charbel El-Hani.

Para maiores informações, os interessados podem escrever para charbel.elhani@gmail.com.