III Seminário “O samba mandou me chamar: Vozes negras importam” acontece em dezembro no PAF-V

III Seminário “O samba mandou me chamar: Vozes negras importam” acontece em dezembro no PAF-V

 

Desde o contexto em que o primeiro samba foi escrito e registrado no Brasil em 1906|1907 que o samba é motivo de orgulho para o povo brasileiro. Afinal, o samba é elemento na formulação da identidade nacional brasileira, misturado em um caldeirão desde o início do século XX junto com outros como o futebol e o carnaval, e também a primeira expressão cultural de matriz africana no Brasil reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade (2005). Este mesmo gênero foi ora manejado em contextos políticos que buscavam construir um Brasil estética e politicamente embranquecido, ora fator importante no marco do reconhecimento da herança africana e negra na construção deste país latino-americano de proporções continentais. Pensar e fruir o samba é olhar e sentir o Brasil. “O samba mandou me chamar” é um convite a esta jornada.

A III Edição do evento buscará promover uma viagem pela história de artistas baianas, mulheres, que tem o samba também como referência nas suas trajetórias artísticas e acadêmica, trazendo suas histórias de vida e de palco como memória de um gênero ainda bastante segregacionista com as mulheres.

Além disso, importante reconhecer que o samba é uma referência na construção de uma Identidade nacional. Assim, independente da orientação sexual, de ser branco, preto ou mulato, intelectual ou gente do povo, “quem não gosta de samba, bom sujeito não e”.

Para compor a mesa estarão presentes a cantora e compositora Juliana Ribeiro, a cantora, professora de canto popular da UFBa e mestra em canto popular na Unicamp Ana Paula Albuquerque, a percussionista e compositora Mônica Millet e a profª. Drª. e mestra de capoeira Janja Araujo. No segundo horário, das 16h30 às 18h, os alunos pesquisadores do Grupo Canto de cada Canto apresentam suas pesquisas em andamento.

Este evento é organizado pelo grupo de pesquisa Canto de cada Canto do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade -Pós-Cultura, sob a coordenação da Profª. Drª. Marilda Santanna, da Profª. da UNEB e Doutoranda Claudia Sisan e das bolsistas PIBIC/ CNPQ  Ana Carolina Suzart, Mariana Marçal, Mônica Freire e Paula Silvestre. Também conta com o apoio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC/UFBA e da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero – REDOR.

Serviço:

O quê: III Seminário O samba mandou me chamar: Vozes negras importam
Onde: Auditório I do PAF-V – Campus de Ondina da UFBA
Quando: 5 de dezembro/2018
Horário: 14 às 18h
Entrada Franca