Dissertação analisa produção da Sociedade dos Cordelistas Mauditos

Dissertação analisa produção da Sociedade dos Cordelistas Mauditos

 

A maudição do versejar – poéticas transviadas do Cariri Cearense. Esse é o título da dissertação de Pablo Soares Pereira Costa, que será defendida na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro, às 16h, na sala 406 do PAF V, do campus de Ondina, na Universidade Federal da Bahia. Pablo é mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS). A dissertação analisa a produção da Sociedade dos Cordelistas Mauditos, do Cariri cearense.

A dissertação será avaliada por uma banca composta por Matheus Araújo dos Santos (UNEB), Edilene Dias Matos (UFBA-Poscultura) e Leandro Colling, orientador do trabalho. Pablo é um pesquisador muito implicado nesta dissertação porque ele também é um cordelista e performer. “A dissertação está recheada de cordéis assinados por Divine Kariry (foto) que ele apresenta assim no início do texto: “Cordelista, bruxa e feiticeira da palavra que se faz em voz. Nasceu em 2015 dentro de mim e me acompanha desde então.” Pablo não só pensa os cordéis, e pensa com e através de cordéis”, diz Colling.

A Sociedade dos Cordelistas Mauditos foi lançada no dia 1º de abril de 2000, formada por Helio Ferraz, Junior Boca, Orivaldo Batista, João Nikodemus, Paulo Soares, Cícero Gonçalves, Daniel Batata, Regilene Steffani, Jô Andrade, Ediane Nobre, Salete Maria e Fanka Santos. Pablo analisa com mais detalhes produções das duas últimas citadas.