CUS/UFBA lança curso de especialização em Gênero e Sexualidade na Educação

 

Estão abertas até dia 20 de agosto de 2018 as inscrições para a primeira turma do curso de especialização em Gênero e sexualidade na educação, criado pelo grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), da Universidade Federal da Bahia. O curso é gratuito e destinado a qualquer profissional da área da educação e graduado em qualquer área. A especialização será oferecida na modalidade de Ensino à distância (EAD), em caráter semipresencial, em cinco polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Feira de Santana, Lauro de Freitas, Esplanada, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

“O curso foi todo pensado para o estudo das relações entre sexualidade, gênero e outros marcadores sociais das diferenças, com o objetivo de produzir intervenções nas escolas para a produção do respeito à diversidade sexual e de gênero”, explica o professor Leandro Colling, coordenador do curso. Ele destaca que algumas aulas serão presenciais, com início em outubro deste ano, ministradas nas cidades sede, e outras através da internet, pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). São 45 vagas para cada polo.

O edital do processo seletivo, com todas as informações, está disponível em https://sead.ufba.br/editais/10-2018-processo-seletivo-de-estudantes-de-especializacao-na-modalidade-distancia. Além desse curso, o edital também está selecionando estudantes para duas outras especializações: Alfabetização e letramento e Direitos Humanos e contemporaneidade.

O curso de Gênero e sexualidade na educação terá a carga horária total de 476 horas, distribuídas nos seguintes componentes curriculares: Gênero e sexualidade na atualidade, Gênero, sexualidade e educação, Pedagogias transgressoras, Interseccionalidades, Sexualidades e políticas de subjetivação no campo das artes, Sexualidade e gênero na educação infantil e Projeto de intervenção pedagógica.

O corpo docente é formado por professores e professoras da UFBA: Leandro Colling, Djalma Thürler, Izaura Cruz, Maíra Kubík, Maíse Zucco e Darlane Andrade. Outras professoras ainda se integrarão à equipe.