Exposição multimídia conta as vivências de drag queens nascidas na residência universitária da UFBA

Exposição multimídia conta as vivências de drag queens nascidas na residência universitária da UFBA

 

Os estreantes, Igor Moura e Rodrigo dos Santos, lançam exposição multimídia que conta a história de drag queens nascidas na residência universitária. Nos dias 10, 14 e 21 de julho, exposição multimídia fará seu itinerário entre a  Sala de Arte da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Bar das Lilths, na Casa de Artes Sustentáveis (Cas), no Dois de Julho, e na Residência Universitária, no Corredor da Vitória.

O documentário “Na cena, Muito mais que se montar”, conta os bastidores que deram vida as três drags.  Nas telas, Ricardo Andrade (Juazeiro/Ba) é Mila Kokaev, Noan Santos ( de Lauro de Freitas) é Tereza Skyper e Gabriel Victor Nunes (Jaíba/MG) é Maria Gabriela. Num contexto de instabilidade na conjuntura política do país que ressoa sobre a assistência estudantil, a arte é um seio firme utilizada como ferramenta de luta e identificação para os estudantes.

No dia 10 de julho, às 10h,  na  Sala de Cinema da Ufba, no Vale do Canela, depois da exibição do documentário haverá roda de conversas com os autores e as drags, além de brechó para drags; No dia 14 de julho, às 20h, na Casa de Artes Sustentáveis (Cas), na Rua Democrata, nº 21 – Dois de Julho, no Bar do Coletivo das Liliths, a exposição multimídia abre o palco para artistas independentes; No dia 21, a exposição volta  a residência universitária, na Avenida Sete de Setembro, nº 2382 – Corredor da Vitória, às 20h, com exibição do documentário na fachada da casa.

“Eu sempre fui muito interessado pela performance de drag queens e observando como isso acontecia dentro de uma residência universitária que tem uma assistência estudantil precária e numa casa onde as emoções são afetadas por isso, pude perceber como as artes salvava essas pessoas”, destaca Igor Moura, também residente e que estreia assinando a direção do projeto.

A iniciativa teve pontapé inicial ainda como parte de uma disciplina que buscava financiamento coletivo para espetáculos através da Rede Logos, organizada pelo professor Adriano Sampaio da Faculdade de Comunicação (Facom/Ufba). O projeto conta com principal apoio financeiro da Pro Reitoria de Extensão (Proext) e a parceria com a Sala de Arte da Ufba.

Vindo de São Paulo, Rodrigo dos Santos teve início com fotografia trabalhando com Foto-ativismo além de fazer alguns trabalhos em publicidade. Para ele, o “Na Cena” se apresentou como um desafio de unir a performances drag e retratar suas narrativas na residência. “Quando eu trabalhava com modelos em estúdio, eu costumava orientar para achar a melhor plasticidade, mas com as drag queens, eu percebi que elas contavam suas histórias de um modo mais performático e independente pela casa”, ressalta.

 

SERVIÇO: “Na Cena, muito mais que se montar” – Exposição Multimídia

EVENTOS:

Dia 10, às 10h, Sala de Arte da Ufba;

Dia 14, às 20h,  no Bar das Lilths (Casa de Artes Sustentáveis);

Dia 21, na Residência Universitária (R1), às 20h.

Entrada franca

Evento no Facebookhttps://goo.gl/1BwZwY