Congregação aprova planejamento para 2010

Na reunião realizada na última terça-feira, dia 1º, a Congregação Ampliada do IHAC tomou uma série de decisões sobre o planejamento das atividades do instituto em 2010. Além de deliberar sobre a carga horária dos docentes e quais os componentes curriculares que serão ministrados por cada professor, a Congregação aprovou o nome dos coordenadores das áreas de concentração já aprovadas no IHAC e dos coordenadores dos componentes curriculares que são oferecidos por várias turmas.

Na reunião, os membros da Congregação souberam que a UFBA contratará 22 novos professores para o IHAC. No entanto, para a realização do concurso público, ainda é necessária a autorização do Ministério da Educação. Caso não sejam contratados professores permanentes, a universidade irá contratar professores substitutos.

Confira a íntegra do comunicado produzido pela direção do IHAC:

1. O planejamento acadêmico levará em conta sempre a carga horária global do docente (ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e atividades administrativas), considerado o Plano Individual de Trabalho (PIT) e o Relatório Individual de Trabalho (RIT), avaliados e aprovados pela Congregação Ampliada;

2. Todo o processo de acompanhamento e distribuição das atividades acadêmicas docentes será feito de modo transparente, com divulgação na lista da Congregação Ampliada e no site / blog do IHAC;

3. A distribuição das atividades acadêmicas docentes será realizada em reunião da Congragação Ampliada, convocada para esta finalidade, e o acompanhamento cotidiano destas atividades será feito pelas seguintes instâncias:

. Coordenações dos Bacharelados Interdisciplinares e Coordenação Acadêmica (ensino e orientação de alunos de graduação);
. Coordenações de Pós-Graduação e Coordenação Acadêmica (ensino e orientação de alunos de pós-graduação);
. Coordenação do Coletivo de Extensão (atividades permanentes e eventuais de extensão);
. Coordenação do Coletivo de Pesquisa (atividades de pesquisa)
. Direção e Secretaria do IHAC (atividades administrativas)

4. Os coletivos de Extensão e o de Pesquisa irão realizar análise, avaliação e organização das propostas de extensão e de pesquisa, respectivamente, apresentados pelos docentes no PIT – 2010.1 para serem submetidas à deliberação de reunião da Congregação Ampliada, convocada com esta finalidade, antes do início das atividades letivas do primeiro semestre de 2010. Estes coletivos devem propor modalidades de acompanhamento das atividades de extensão e de pesquisa a serem discutidas e analisadas pela Congregação Ampliada. 

5. Foram escolhidos como coordenadores / vice-coordenadores das áreas de concentração do IHAC os seguintes docentes:
. Artes e Tecnologias Contemporâneas – Ivani Santana e Antonio Cézar
. Estudos Urbanos – Milton Júlio e Fernando Ferraz
. Políticas e Gestão Culturais – Paulo Miguez e Adalberto Santos
. Relações Internacionais – Elsa Kraychete e Marcos Guedes

6. Foram escolhidos como coordenadores de componentes curriculares coletivos:
Ação Artística – Marilda Santanna
Artes e Mediação Cultural – Sérgio Farias
Elementos Acadêmicos de Ciência e Tecnologia – Antonio Cezar
Estudos das Culturas – Carlos Bonfim
Estudos das Humanidades – Fernando Ferraz
Estudos dos Desenvolvimentos – Marcos Guedes
Estudos sobre a Contemporaneidade – Rita Aragão e Sonia Sampaio (vice)
Introdução ao Campo da Saúde – Thereza Coelho 
Políticas Culturais – Adalberto Santos

Solicito que todos os coordenadores de componentes curriculares realizem reuniões com os docentes envolvidos nos respectivos componentes curriculares, objetivando planejar suas atividades com bastante antecedência.
7. Foram definidas as atividades de ensino de graduação dos docentes. Como ainda vão acontecer reajustes, a oferta completa dos componentes e responsáveis será divulgada posteriormente pela Coordenação Acadêmica. 
 
Atenciosamente

Antonio Albino Canelas Rubim
Diretor Pró-Tempore do IHAC