Professores e alunos avaliam I Seminário

O I Seminário de Pesquisa do IHAC, realizado no último sábado, dia 7, teve uma avaliação positiva por parte dos participantes, que também sugerem mudanças no formato para o próximo ano. O reitor Naomar Almeida Filho comentou que o seminário foi importante. “É uma oportunidade de encontro dos pesquisadores que trouxeram para o corpo docente do Instituto sua experiência bem sucedida de criadores e produtores de conhecimento”, declarou.
 
O professor Marcos Guedes, do IHAC, disse que gostou do seminário e acha que a iniciativa é importante para divulgar as pesquisas realizadas pelos professores do Instituto entre seus colegas e alunos. “Por meio desse evento podem acontecer parcerias entre docentes no desenvolvimento de alguma pesquisa. Alunos interessados podem começar a colaborar, iniciando, dessa forma, seus contatos com o universo das pesquisas acadêmicas”, complementa o professor.
 
Guedes comentou que gostou da participação dos alunos, que estiveram presentes às mesas em número significativo, até às 13 horas de um sábado ensolarado, demonstrando o interesse em contribuir e conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente do IHAC. Uma sugestão que Guedes levanta para o próximo ano é que todas as mesas poderiam ser compostas por dois professores, para que os docentes tenham mais tempo para expor seus trabalhos. Uma segunda opção poderia ser a redução do tempo disponível para a palestra de abertura ou até mesmo dividir o seminário em dois dias. Opiniões similares outros professores, a exemplo de Elaine Norberto, manifestaram na lista de e-mails dos docentes antes da realização do seminário. 
 
Para o aluno do BI de Artes, Fabrício Leal, o seminário fora do horário convencional de aula pôde garantir uma maior presença dos alunos. “O ciclo de mesas proporcionou aos alunos participarem de mais de uma mesa, com isso conhecemos as diversas pesquisas dos professores. O seminário acrescentou muito para o conhecimento de nós alunos, possibilitando até, quem sabe, desenvolvermos pesquisas juntamente com os professores”, disse.
 
O professor Milton Julio avaliou como positiva a participação dos alunos e dos professores no I Seminário de Pesquisa do IHAC. “Os estudantes serão, a partir de agora, multiplicadores no IHAC, das diversas pesquisas realizadas na UFBA por docentes do IHAC. Esse efeito multiplicador será favorável à adesão dos estudantes a essas pesquisas, como voluntários ou mesmo como bolsistas em alguns casos onde essa inserção seja possível. Até mesmo os estudantes ausentes ao seminário serão contemplados pelo efeito multiplicador dos estudantes participantes que já sabem identificar no corpo docente do Instituto, a trajetória, as intenções de investigação e as pesquisas em curso”, declarou o professor.
 
Julio ressaltou que a participação dos alunos foi importante, já que, para muitos discentes, esse foi a primeira aproximação deles com o universo da pesquisa. Além dessa aproximação, os alunos constataram que a interdisciplinaridade do IHAC começa com a diversidade de formações e de interesses de pesquisas dos docentes. “Para essa etapa da vida do IHAC, considero que o seminário realizado atendeu plenamente as expectativas”, ressaltou.
 
Segundo a aluna do BI de Artes, Renata Leahy, “os professores mostraram pesquisas interessantes em diversas áreas, o que é bastante enriquecedor”. O aluno de BI de Humanidades, Nauro Neves, concorda com ela. Para ele, o seminário foi muito estimulante para os que pensam em participar de pesquisas. “Eu já tinha contato com alguns projetos de pesquisa de professores e hoje foi uma grande oportunidade de conhecer outros projetos muito interessantes. Um que achei muito interessante foi da professora Elisa sobre a vida de Joana D’Arc”, disse o aluno.
 
Para conferir as fotos do I Seminário de Pesquisa do IHAC, basta clicar no seguinte link:
http://www.flickr.com/photos/44072630@N02/sets/72157622649410305/