Professora do IPS/UFBA oferece vagas para os BI em curso de extensão

Professora do IPS/UFBA oferece vagas para os BI em curso de extensão

A professora Sônia Bahia, do Instituto de Psicologia da UFBA – IPS, está disponibilizando nove vagas para estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares no curso e extensão que irá coordenar no semestre 2017.2. O curso é de caráter teórico-vivencial e terá como tema “História de Vida e Abordagem Clínica – a Estratégia da Psicossociologia”.

Objetivos:

Neste curso o que se pretende veicular e repassar para os formandos é a compreensão sistêmica das histórias de vida dos sujeitos, assim como estabelecer metodologias que permitam captar as narrativas que cada um desenvolve a respeito de si mesmo em sua trajetória. Baseia-se nos aportes teóricos da Psicossociologia, realizada na França na Universidade Paris VII, Denis Diderot no Laboratoire de Changement Sociale.

A psicossociologia é uma disciplina complexa e interdisciplinar pois busca o dialogo com a Sociologia, a Psicologia, a Psicanálise, a História e a Antropologia. É um movimento de legitimação de práticas e ações dirigidas às mudanças sociais, que ocorrem a partir do alargamento da consciência dos sujeitos sobre si mesmo com autonomia.
O curso será estruturado em módulos teórico-vivenciais.

Laboratórios:

1. Modulo de Integração Inicial;
2. Pensando sobre a minha história de vida;
3. O que faço com o que sei agora?;
4. Autorizar-se.

Disciplinas

1. Uma concepção diferenciada de sujeito e história de vida teoria e técnica;
2. Aspectos filosóficos da escolha – Sartre o existencialismo;
3. Os aportes bourdinianos sobre a reprodução social e a formação da pessoa. a noção de classe social revisitada;
4. O inconsciente e o social;
História de Vida e Abordagem Clínica;
5. Genealogia, geneograma, enquanto técnica de análise;
6. Contextos em análises e a análise clinica – a interpretação, a intervenção e o cliente.

Estrutura

O curso tem uma formatação modular de forma a possibilitar aos integrantes a participação mediada pelo tempo como recurso auxiliar tanto da aprendizagem como da mediação da suas lembranças. Além disso, este formato permite o engajamento das pessoas sem impedi-las de assumir suas demais atividades cotidianas, perfaz um total de 92 h, sendo distribuídas da seguinte forma – 48 h de laboratórios vivenciais 44 h de aulas teóricas e h de atendimento individual e analise dos cada participantes que demandarem . Cada módulo ocorrerá uma vez por semana conforme cronograma especificado em anexo e se realizará nas quintas a tarde (das 14 as 18 h) e na s sextas durante o dia (das 8 as 18 h) quando se tratar de laboratórios. Os atendimentos pessoais ocorrerão quando necessário de acordo com as disponibilidades reveladas nas fichas de inscrição e no decorrer do curso e serão agendados conforme disponibilidade dos participantes/coordenação.

Numero limite de 15 participantes (9 vagas para os BI).

Seleção: Entrevista individual e uma redação pessoal sobre a sua historia de vida e sua pretensão em fazer o curso. A professora Sônia Bahia está fazendo os primeiros contatos com os interessados em São Lazaro, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 10h30 na sala de reunião dos professores, próximo ao colegiado de Psicologia.

Facilitadora: Profa. Dra. Sônia Bahia.

Psicóloga (UFBA), Mestra em Sociologia (UFBA) e Doutora em Psicologia Social (UERJ), Especialista em Comunicação Social e Metodologia do Ensino Superior. Formação em Psicologia Social e Grupos Operativos, Curso de aperfeiçoamento em História de Vida no Laboratoire de Changement Sociale, Université Paris 7, Dennis Diderot. Professora de Psicologia Organizacional e Social e também da Disciplina Individuo Sociedade e de Projetos Integrados de Trabalho III do Instituto de Psicologia da FFCH/ Universidade Federal da Bahia. Fundadora do Curso de Psicologia da UNIFACS e de Cursos de Especialização em Psicologia Organizacional e Clínica da Dor. Professora de vários cursos de Especialização e pós-graduação tanto na UFBA quanto na UNIFACS. Foi Chefe de Departamento de Ciências Humanas e da Saúde da UNIFACS. É Pesquisadora e publicou diversos artigos em revistas especializadas no Brasil, assim como participa com publicações e pesquisas em eventos da área.