Palestra sobre questão palestina e lançamento de dois livros de Berenice Bento encerram Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler

Palestra sobre questão palestina e lançamento de dois livros de Berenice Bento encerram Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler

O grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) encerra, nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler, com o tema Caminhos divergentes e a questão palestinaDesta vez a palestra será proferida pela professora Berenice Bento, da Universidade de Brasília, que ao final também lançará dois livros de sua autoria: Transvid@s, gênero, sexualidade e direitos humanos (EDUFBA, R$ 35), e a terceira edição de A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual, que agora sai pela Editora Devires (também por R$ 35). As atividades ocorrem no auditório do Pavilhão de Aulas 5 (PAF-5), campus de Ondina da UFBA. Não é necessário realizar inscrição prévia e as pessoas participantes da palestra receberão certificados.

Na palestra, Berenice Bento irá tratar sobre uma das obras mais recentes de Judith Butler, que foi traduzida em 2017 pela Boitempo, com o título Caminhos divergentes – judaicidade e crítica do sionismo. Além de pesquisar temas da diversidade sexual e de gênero, Berenice tem também escrito sobre a ocupação de Israel em territórios palestinos. Um dos relatos de sua viagem recente à região pode ser lidos em https://outraspalavras.net/posts/israel-sem-mascaras-por-uma-feminista-brasileira/ . “O tema que ela vai explorar ganha ainda mais atualidade com a decisão do presidente dos Estados Unidos transferir a embaixada americana em Jerusalém”, destaca o professor Leandro Colling, coordenador do CUS.

Já os livros que serão lançados tratam sobre questões de gênero e sexualidade. Transvid@s, editado pela EDUFBA, reúne comunicações realizadas em eventos, entrevistas, artigos de opinião, ensaios, apresentações de livros e resenhas dos últimos 10 anos.  A reinvenção do corpo, originalmente sua tese de doutorado e publicado pela primeira vez em livro em 2006, estava esgotado nas livrarias e agora ganha nova edição pela editora Devires, de Salvador. “Esse é um livro muito influenciado pelos estudos queer, em especial Butler, e que marcou os estudos de gênero no Brasil, em especial no tocante às questões da transexualidade. Trata-se de uma dura crítica ao modo patologizante de como determinados saberes pensam as identidades transexuais. Também será uma oportunidade de Berenice linkar essas obras da Butler sobre gênero com a questão da judaica e palestina”, avalia Leandro Colling.

Serviço:

O que: palestra e lançamento de livros de Berenice Bento

Onde: auditório do PAF5 – Campus de Ondina, Salvador.

Horário: palestra às 14h, em seguida lançamento dos livros no hall do PAF 5