CUS realiza curso de Introdução ao pensamento de Judith Butler

O grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) realizará um curso de Introdução ao pensamento de Judith Butler. O curso será ministrado durante cinco tardes e inicia na próxima quinta-feira, dia 23, às 14h, no auditório B do Pavilhão de Aulas 5, campus de Ondina. “Essa é a nossa forma de responder ao movimento que tentou impedir a Butler de palestrar em São Paulo. Butler sempre foi uma das intelectuais mais estudadas no CUS, tanto que trouxemos ela pela primeira vez ao Brasil, em 2015, quando ela fez a conferência de abertura do II Desfazendo Gênero no Teatro Castro Alves (foto)”, explicou Leandro Colling, coordenador do CUS e rsponsável pelo primeiro dia do curso.

Quem deseja participar do curso poderá fazer a sua inscrição na hora, gratuitamente, sujeito à lotação do espaço. Além de Colling, o curso será ministrado por Mayana Soares (doutoranda em Literatura pela UFBA), Matheus Santos (doutorando em Comunicação pela UFRJ), Alexandre Nunes (doutorando em Cultura e Sociedade pela UFBA), João Manuel de Oliveira (professor visitante da UFSC), Tiago Sant´Ana (doutorando em Cultura e Sociedade pela UFBA) e Berenice Bento (professora da Universidade de Brasília). Somente Berenice não integra o CUS.

“Essas pessoas irão tratar de aspectos centrais da obra de Butler, para além das questões de gênero, pelas quais Judith ficou mais conhecida no mundo”, acrescentou Colling. Quem participar de todo o curso receberá certificado de 15 horas. Certificados individuais por dia do curso também serão emitidos para as pessoas interessadas.

Introdução ao pensamento de Judith Butler

23 de novembro: – Problemas de gênero e a teoria da performatividade de gênero – Leandro Colling

30 de novembro: – Corpos que importam e as formações do abjeto – Mayana Soares e Matheus Santos

7 de dezembro: – Vida precária e políticas de enlutamento – Alexandre Nunes

08 de janeiro: –  Corpos aliados e lutas pela democracia – João Manuel de Oliveira e Tiago Sant´Ana

22 de janeiro: – Caminhos divergentes e a questão palestina – Berenice Bento

Sempre das 14h às 17h no auditório B do PAF5 – Campus de Ondina, UFBA.