ACCS BIOB63 estará aberta à participação de estudantes dos BI no semestre 2017.2

Estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares do IHAC podem participar da Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) “BIOB63 – Mapeamento Biorregional Participativo em Comunidades Costeiras Tradicionais como Ferramenta para Educação Ambiental e Empoderamento Territorial”, que será coordenada pelo professor Miguel Accioly, do Instituto de Biologia da UFBA, no semestre 2017.2.

A seleção de estudantes para formação da turma e solicitação de matrícula será realizada na primeira semana de aula (04/10 às 15:45h). Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail marsol.ufba@gmail.com.

A ACCS BIOB63 terá aulas às quartas-feiras das 15h45 às 18h30, além de cinco finais de semana no campo. O objetivo é “Instrumentalizar a comunidade quilombola pesqueira com os mapas biorregionais, instrumentos de diagnóstico e planejamento ambiental/territorial, com vistas a promover a consciência sobre a sustentabilidade das atividades produtivas e culturais nas comunidades, incentivando a conservação ambiental, a resolução dos conflitos de uso entre as atividades existentes na construção do território, e o aumento da participação social em espaços de regulação e de fiscalização institucional. Praticar a extensão universitária dialógica e dialética, academicamente interdisciplinar e socialmente transdiciplinar, criando vínculos de afeto e responsabilidades, pessoal e institucionalmente, entre os participantes da comunidade e da UFBA”.

O conteúdo das aulas consta de: Avaliação ambiental rural e marinha; Biorregionalismo e Mapeamento biorregional; Educação popular; Participação e protagonismo social; Sensibilização social em comunidade tradicional pesqueira; Práticas etnográficas e de intervenção sócio-ambientais em comunidades tradicionais; Troca de saberes ambientais acadêmico/tradicionais e Extensão Universitária; Avaliação de intervenção social; Elementos de cartografia.

O desenvolvimento da ACCS pode ser ilustrado pelo vídeo abaixo, produzido pelas comunidades quilombolas do vale do Iguape: