Professora do IHAC Karla Brunet participa do I Colóquio de Fotografia da Bahia

Professora do IHAC Karla Brunet participa do I Colóquio de Fotografia da Bahia

Em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), a Escola de Belas Artes da UFBA (EBA) realiza o I Colóquio de Fotografia da Bahia, evento dedicado à reflexão e ao debate dentro do contexto do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.

Na semana de abertura da exposição dedicada aos vencedores e finalistas do Prêmio, o colóquio receberá pesquisadores, professores, fotógrafos e demais interessados na discussão da imagem fotográfica, dentre os quais estará a professora do IHAC Karla Brunet, que apresentará no dia 21 de setembro uma comunicação sobre a “Fotografia Hoje”.

Contexto:

Vivemos em um entreato, numa intermitência histórica. Num período de rupturas estéticas, de quebra de paradigmas, de abandono de referenciais prévios. Estamos em uma época de mudança e numa mudança de época, diagnostica Antônio Saja. Como compreender a fotografia neste contexto de incertezas? De uma prática solidamente legitimada no território da Comunicação, a fotografia expandiu-se pelos universos da Arte e da Cultura. O Colóquio de Fotografia da Bahia é uma ação que interroga a imagem fotográfica da perspectiva dos seus usos sociais, artísticos e culturais. Que Fotografia é essa que hoje se propaga por redes sociais, festivais, feiras, museus, galerias, editais e prêmios? Quais gêneros de trabalhos fotográficos estão sendo selecionados para Festivais de Fotografia e Bienais de Arte? E nos editais, as políticas públicas estão legitimando que tipo de foto? Essas e outras questões estão no centro do I Colóquio de Fotografia da Bahia.

O Colóquio é uma parceria da Escola de Belas Artes da UFBA com a Fundação Cultural do Estado da Bahia. Faz parte das ações vinculadas ao Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016/2017, que inclui ainda exposição e catálogo a serem lançados no dia 19 de setembro deste ano“.

Para mais informações acesse o site do colóquio: https://coloquiodefotografiadabahia.com/