Muniz Sodré debate a cultura em cenário de crise no XIII Enecult

Em conexão com temáticas contemporâneas e reunindo pontos de vista de diferentes áreas do conhecimento, o XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – ENECULT aborda a relação entre cultura e crise em sua programação de abertura. No dia 12 de setembro, a partir das 18 horas, o evento promove palestra, mesa-redonda e lançamento de livro na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Referência na pesquisa em Comunicação e Cultura no Brasil, o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Muniz Sodré, além de ministrar a palestra de abertura, lançará o livro Pensar Nagô, em que contesta a filosofia como exclusividade greco-europeia e propõe um paradigma afro de pensamento. A programação de abertura conta, ainda, com uma mesa-redonda composta pela historiadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, Wlamyra Albuquerque, pelo poeta, compositor e diretor do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, José Carlos Capinan, e pela historiadora, pesquisadora feminista e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, Marlene de Fáveri.

O encontro se estende até 15 de setembro, no Campus de Ondina da UFBA. Além da apresentação de artigos em 14 eixos temáticos, centrados em temas como “Culturas e Modas” e “Diversidade Cultural”, lançados nesta edição, serão promovidos minicursos, simpósios, relatos de experiência, encontros de redes e uma mesa-redonda em parceria com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Tendo como objetivo abarcar não apenas pesquisadores e estudiosos, as atividades propostas abrangem temas atuais e relevantes também para profissionais e demais interessados no campo cultural, como a avaliação de políticas públicas, gestão de grupos culturais, patrimonialização da cultura, produção de dados em economia da cultura, políticas audiovisuais para o Nordeste, a relação entre práticas artísticas e o debate de gênero e sexualidade e o uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas culturais. João Jorge Rodrigues (Olodum), Marcio Meirelles (Teatro Vila Velha), Luciana Salles (SESC Palladium/Belo Horizonte), Paulo de Martino Jannuzzi (IBGE), Isaura Botelho, Alexandre Barbalho (UECE), Frederico Barbosa​ (IPEA), Lia Calabre (FCRB), José Márcio Barros (PUC-MG/UEMG/Observatório da Diversidade Cultural) e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira (Cebrap) são alguns dos ministrantes convidados.

O encontro promove também a Feira de Artes da Associação de Artesãos da Bahia, com artesanato, culinária, oficinas e venda de flores e plantas, lançamento coletivo de livros e apresentação do grupo soteropolitano Maracatu Ventos de Ouro. A programação completa está disponível no site www.cult.ufba.br/enecult. Todas as atividades são abertas ao público de acordo com a disponibilidade de vagas, mas a entrega de certificados é restrita aos inscritos.

Serviço:

O que: XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – ENECULT
Quando: 12 a 15 de setembro de 2017
Onde: Reitoria da UFBA (12/09) e Campus de Ondina da UFBA (13 a 15/09)
Quanto: O evento é aberto ao público, mas só as pessoas que se inscreveram receberão certificados.
Realização: CULT/Pós-Cultura/IHAC/FACOM/UFBA
E-mail: enecult@ufba.br
Site: cult.ufba.br/enecult
Contato: (71) 3283-6198