Caruru da Diversidade: Afete-se acontece dia 09 de setembro na residência universitária UFBA -R1

Caruru da Diversidade: Afete-se acontece dia 09 de setembro na residência universitária UFBA -R1

Na nona edição do Caruru da Diversidade, Grupo Dissidência Sexual e de Gênero das Residências da UFBA (GDR) aposta no afeto para garantir o futuro da comunidade LGBTQIA+ diante de governos repressões.

Um projeto de governo é implantado com pretensões de exterminar a possibilidade de afeto de pessoas LGBTQIA+ espalhando crimes de ódio, fechando lugares em que esse público se reunia para ferver e discutir políticas. Essa é a narrativa do musical afeto-futurista da IX edição do Caruru da Diversidade que acontece no palco da Residência Universitária (R1), localizada o Corredor da Vitória, no dia 9 de Setembro, às 20h. Organizada pelo Grupo de Dissidência Sexual e de Gênero das Residências da UFBA (GDR), o evento conta com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE).

Num contexto de congelamentos na educação e cultura, após ciclo de encontros e debates pelas casas de estudantes, o GDR propõe pensar a afetividade da comunidade LGBTQIA+ diante desse cenário político. Assim nasce a ideia de fazer dessa edição um musical para falar do futuro da afetividade da comunidade.

“Estamos falando de um cenário hostil na política, numa sociedade onde os valores refutam as lgbtfobias, misógina e racismo, estamos convocando a comunidade LGBTQIA+ para pensar nosso amanhã, e como isso ressoa em nossas relações familiares, amorosas e interpessoais. E para isso, escolhemos a afetividade como nossa arma de guerra!”, ressalta o presidente José Nilton Júnior.

A frente da gestão em que o Grupo Gay das Residências (GGR) assume a sigla de GDR, para abarcar as identidades dissidentes, as propostas implicaram também na mudança cultural do grupo. “Esse ano é muito importante para nós, pois marca nossa mudança, e é assim que surge a ideia do musical. Queremos reunir pessoas para pensar conosco essa mudança. As palavras de ordem da atualidade são sempre de ódio, queremos substitui-las por: Afete-se!”, afirma.

A madrinha dessa edição é Mainha (Frases de Mainha), além de outras surpresas como o anúncio da Fada-madrinha e a coroação da Rainha da edição. Além do tradicional caruru distribuído às vésperas da Celebração do Orgulho LGBT de Salvador, o evento conta com as drags: Tereza Skyper, Ah Teodoro!, Malayka SN, Sasha Heels e tem apresentação e hostess de Mila Kokaev.

Os dj’s Alan Costa (Coletivo Afrobapho), Carol Neves (Batekoo), Pedro Henrique Granja e o dj residente do caruru, Roberto Jr.  Ainda o show “Núbia”, recém estreado por Kiki Soares e os Amores Clandestinos, e artistas, que participaram da chamada aberta do grupo para tocar em temáticas como dissidências sexuais, racismo e assédio às mulheres. Para mais informações clique aqui. Contano: gdrufba@gmail.com / (71) 99228-9005

O QUE: Caruru da Diversidade: Afete-se!

QUANDO: 09/09/2017, às 20h

ONDE: Av. Sete de Setembro, 2382 – Corredor da Vitória – Residência Universitária (R1), 40.008-005

QUANTO: Entrada franca