Papel salgado é tema de oficina na Escola de Belas Artes

Papel salgado é tema de oficina na Escola de Belas Artes

Processo de revelação fotográfica oriunda do século XIX, o papel salgado será trabalhado em uma Oficina a ser realizada na Escola de Belas Artes da UFBA entre os dias 12 e 15 de setembro desse ano. O evento possui uma carga horária de 20 horas e integra o projeto “Processos Químicos em Fotografia”, contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2016. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

Haverá seleção dos participantes mediante apresentação de carta de interesse na formação. As vagas são limitadas e todo o material da Oficina está incluso. Dentre o conteúdo abordado, a Oficina e visa apresentar aspectos históricos e técnicos da técnica histórica de revelação que se baseia nas propriedades sensíveis de sais de prata para obtenção das cópias.

O projeto “Processos Químicos em Fotografia” é uma proposta de criação de trabalho artístico da artista visual Renata Voss que pretende investigar processos químicos artesanais de fotografia – tais como a cianotipia, o papel salgado, a goma bicromatada, a albumina, dentre outros – tendo a cidade e sua imagem como tema através das obras que serão reunidas resultando em uma publicação e exposição.

Renata Voss é fotógrafa, professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, mestre e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve trabalhos autorais desde 2004 e vem desenvolvendo um trabalho que estabelece relações entre fotografia, movimento e memória. Em 2017 participou, entre os meses de março a maio, da Residência Artística da FAAP em São Paulo (SP). Em 2015 participou da residência artística promovida pelo LabClube, do Coletivo Filé de Peixe, no Rio de Janeiro que reuniu um artista de cada região do país para desenvolver um trabalho com processos artesanais em fotografia. Em 2016 realizou a mostra individual “Perder de Vista”, na Galeria ACBEU, em Salvador.

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/0g8JFIvlW1JMT66U2