Pós-cultura se articula para subir no conceito da Capes

Os professores do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura), ligado ao IHAC, iniciaram nessa segunda, dia 28, o I Seminário de auto-avaliação do programa. O evento continua na terça, dia 29, com uma reunião fechada para discussão entre os docentes. O encerramento ocorre na manhã de quarta, dia 30, com a palestra da professora da USP, Irene Machado (ver aqui). No primeiro dia, o professor Albino Rubim contou a história de criação e implantação do Pós-cultura e, logo depois, o professor Paulo César Borges Alves falou sobre as avaliações que a Capes já realizou sobre o programa. Atualmente, o Pós-cultura conta com nota 4 na Capes. O objetivo dos professores é que a nota suba para, no mínimo, 5. Para isso, uma série de trabalhos devem ser feitos pelo corpo docente. “Por exemplo, publicar textos em revistas que não estão na lista da Qualis A não tem muito peso na avaliação”, explicou Alves.

Além de tratar sobre os pontos que precisam ser melhorados para a obtenção de um conceito maior junto à Capes, os professores também tiveram acesso a um diagnóstico sobre o corpo docente e discente do Pós-cultura que, atualmente, conta com 30 professores permanentes (13 deles já com pós-doutorado) e 13 colaboradores. Depois disso, os professores começaram as discussões sobre as mudanças que devem ser implantadas no programa. Uma delas trata sobre as linhas de pesquisa. Esse trabalho terá continuidade na manhã da terça-feira, no auditório da Facom, a partir das 8h30.