Lançamento do livro Cultura e Políticas Culturais na Bahia e Roda de Conversa com os autores

Lançamento do livro Cultura e Políticas Culturais na Bahia e Roda de Conversa com os autores

Convite_MAB

A articulação necessária entre a reflexão e a experiência prática na gestão das políticas culturais na Bahia é a proposta do livro Cultura e Políticas Culturais na Bahia, organizado pelo professor e pesquisador Albino Rubim. A obra reúne 11 artigos assinados por 17 autores que vivenciaram os desafios de formular políticas públicas e tentar traduzi-las em programas relacionados a questões como as redes de cultura, as caravanas culturais, a economia da cultura e o patrimônio cultural. O lançamento do livro será no dia 20 de dezembro, às 18h, no auditório do Museu de Arte da Bahia, em Salvador. Na ocasião, os autores participam de uma roda de conversa sobre os desafios atuais da cultura e das políticas culturais do novo e do velho cenário brasileiro.

“Este livro nasce do desafio instigante de tornar públicas reflexões sobre os dilemas das políticas e da gestão culturais, tão difíceis de serem documentados no calor da hora. Os textos colocam em cena, para além da questão do financiamento, os desafios que precisam ser tratados e a criatividade em resolvê-los. Ela é decisiva para qualificar essas políticas e gestões culturais, essenciais para construir uma cultura cidadã e aprofundar a democracia em tempos tão difíceis”, afirma Albino Rubim, que foi secretário de Cultura do Estado da Bahia entre os anos de 2011 e 2014. No livro, ele assina o artigo “Caravanas e Políticas Culturais”.

O livro possui três apresentações, assinadas por estudiosos da cultura e das políticas culturais no Brasil: “A cultura, a universidade e a gestão: interseções”, de Alexandre Barbalho; “Transformar-se pela cultura: universidade e políticas culturais na Bahia”, de José Roberto Severino e “Um olhar sobre a experiência das políticas culturais da Bahia: cultura e território”, de Lia Calabre. Os artigos tratam de diferentes aspectos da cultura e das políticas culturais na Bahia, tais como: “A formação como desafio coletivo nas políticas de cultura da Bahia e do Brasil”, de Clélia Neri Côrtes e Laura Bezerra; “Redes de cultura na Bahia: fragilidades, desafios e potencialidades”, de Taiane Fernandes; “A economia da cultura como vetor de desenvolvimento para o estado da Bahia: algumas reflexões”, de Carmen Lúcia Castro Lima, Daniel Carneiro, Luiz Felipe Dunham, Pierre Malbouisson, Rita Clementina e Tais Viscardi.

Compõem a obra, ainda, os artigos “Por um outro moderno da Bahia”, de Marcelo Rezende; “Arte, corpo-sujeito e comunidades de sentido no entrelaçamento educação e cultura”, de Beth Rangel; “Arte da conexão: mobilidades e criações artísticas, iniciativas de promoção cultural na Bahia”, de Monique Badaró; “A literatura em discussão: nota sobre literatura e políticas culturais”, de Milena Britto; “Editais Setoriais e a política pública para a dança no estado da Bahia: fluxos e refluxos”, de Matias Santiago; “Patrimônio cultural: possibilidades e consequências”, de Elisabete Gándara Rosa e “Patrimônio cultural imaterial”, de Antonio Roberto Pellegrino Filho.
Lançamento do livro Cultura e Políticas Culturais na Bahia e Roda de Conversa com os autores
Organizador: Albino Rubim
Editora: Casa Aberta
256 páginas
Valor do livro: R$20,00 (preço especial para o evento de lançamento)
Quando: 20/12/2016 I Terça-feira, às 18h
Onde: Auditório do Museu de Arte da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2331 – Corredor da Vitória. Salvador – BA