10 anos | Pós-Cultura – Programação geral e mensagem da Coordenação

10 anos | Pós-Cultura – Programação geral e mensagem da Coordenação

poscultura10-largo

Programação

Meus Queridos.

Só agora me dei conta de que vou escrever sobre o Pós-Cultura no momento das comemorações dos dez anos de sua implantação. E, na verdade, preferia não o fazer. Queria, sim, adentrar o PAF IV, cumprimentar cada um de vocês, subir a larga escadaria para encontrar-me, no 2º andar, sala 205, com todos vocês, moços e moças, abraçá-los e apresentar-lhes uma proposta de reinvenção de alegrias. Juntos, dançaríamos uma ciranda, cantaríamos belas canções e recitaríamos inflamados versos com irrepetíveis inflexão de voz.

Mas, enfim, tenho de assumir meu papel de coordenadora. Pulo, então, do sonho das “tardes fagueiras”, em que não é raro se ouvir até uma gargalhada quando se fala de “coisas poéticas” e me assento séria e ciosa de meus deveres e compromissos.
Assim, pensando na constante construção de um mundo especial onde passam vários figurantes, vou colhendo relatos das pesquisas dos alunos, retomando contatos com colegas, distribuindo tarefas, buscando sempre uma orquestração harmônica e competente. E a memória se encarrega de selecionar trechos que ouço dos contadores de histórias, espalhados nos livros e na vida. Nesse mundo, às vezes, penetro às escondidas para entender cada um de vocês, colegas e alunos.

Dez anos se passaram do anúncio desse Programa. Este citado anúncio foi, em verdade, um grito forte que ecoou nos quatro cantos e se propagou até hoje. Assim se deu, esgarçadas as fronteiras, o nascimento real e também mítico do Pós-Cultura, cujas sementes de múltiplas imagens, dissertações e teses, brotam ao longo dos dias e anos.
É a permanente construção desse Programa de Pós-Graduação, referência no âmbito dos estudos sobre Culturas, que estamos comemorando.

Em meu nome e no da nossa querida Rita Aragão, convidamos vocês todos, alunos, colegas, amigos, para esta celebração, que terá início na próxima segunda-feira, dia 15, às 17 horas, conforme flyer aqui anexado.

Muita alegria,

Edilene Matos e Rita Aragão