Documentário sobre travestis feito em parceria com grupo de pesquisa do IHAC terá pré-lançamento na próxima quinta

Documentário sobre travestis feito em parceria com grupo de pesquisa do IHAC terá pré-lançamento na próxima quinta

A Associação de Travestis e Transexuais de Salvador (ATRAS) realiza, na próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro, às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o pré-lançamento do documentário Atrás dos olhos, que conta a história de travestis que ajudaram a fundar e manter a entidade, criada em 1995. Além do pré-lançamento, a ATRAS irá homenagear, através da concessão do troféu Michele Marry, uma série de pessoas que se destacaram nos últimos anos na luta pela plena cidadania e direitos das pessoas travestis e transexuais. O documentário foi criado pela ATRAS em parceria com o grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia, viabilizado através do edital de culturas identitárias da Secretaria Estadual de Cultura.

O Centro de Cultura fica localizado no 2º subsolo do Palácio Tomé de Souza, no Centro Histórico. A atividade é aberta ao público e ainda contará com apresentações de travestis e transformistas, o lançamento de um folder sobre a ATRAS e do novo site da associação, que já pode ser acessado no www.atrasba.org e o lançamento do livro Transfeminismo – teorias e práticas, de Jaqueline Gomes de Jesus e colaboradores/as. A cerimônia será comandada por Dion Santyago.

“Tive a ideia de fazer esse documentário e encontrei o professor Leandro Colling (coordenador do CUS) em Ilhéus em uma reunião do Fórum Baiano LGBT. Ele adorou e começamos a fazer o projeto com o CUS, ganhamos o edital e agora estamos apresentando o resultado”, explicou Millena Passos, presidenta da ATRAS.

O documentário, que terá 20 minutos, foi dirigido por Fábio Fernandes, pesquisador do CUS, e André Araujo, que integra a equipe do coletivo de audiovisual do CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). “Decidimos, desde o começo, não fazer um filme de caráter e formato institucional, mas que contasse histórias de pessoas, de como elas, em suas trajetórias singulares e marcadas por muita resistência, se dedicaram ao ativismo. Foi com esse espírito que concebi o título do filme, como uma metáfora dessas inúmeras e ricas narrativas ali guardadas nos olhos daquelas mulheres tão valentes e decididas a enfrentar um mundo transfóbico”, conta Fernandes. Entre essas pessoas estão Millena Passos, Keila Simpson, Martinha, Andreza Belushi, Karla Falhao, Luiz Mott, Ranella Márcia, entre outras.

Serviço:

O que: Pré-lançamento do documentário Atrás dos olhos e 2ª edição do Troféu Michele Marry
Quando: dia 11 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, 2º subsolo do Palácio Tomé de Souza, Centro Histórico.
Entrada livre