Monclar Valverde faz Aula Show no Teatro Martim Gonçalves nesta terça

Monclar Valverde faz Aula Show no Teatro Martim Gonçalves nesta terça

A terceira margem da canção

Em 19 de outubro de 1814, Franz Schubert musicou um poema de Goethe, criando um gênero que se mostrou muito fértil: o Lied. Por esta razão, a data se transformou no “dia da canção”. Mas foi na Modernidade tardia que a canção distinguiu-se claramente de outras modalidades do canto, caracterizando-se como forma musical autônoma, que veio a tornar-se, contemporaneamente, o formato mediático dominante. Para comemorar esses 200 anos da canção, o professor Monclar Valverde e o grupo Minima Musica vêm apresentando a aula show intitulada “A terceira margem da canção”, ao longo do ano de 2014.monclar1
O espetáculo celebra a canção moderna, de modo crítico e lúdico, apresentando reflexões e exemplos. Procura mostrar a canção como forma musical, expressão verbal, performance vocal e, finalmente, como síntese, símbolo e nova matriz para a expressão da experiência. A coordenação e concepção do evento é do professor Monclar Valverde. O grupo musical baiano Minima Musica é formado por Antônio Carlos Bastos (bateria), Monclar Valverde (voz, sax e piano) e Tiago Medeiros (violão, piano e guitarra) e contará com Alexandre Vieira (contrabaixo acústico), como instrumentista convidado.

Assumindo a condição de grupo “amador” (o qual faz música por amor), o grupo divulga o trabalho autoral de seu idealizador, na companhia de consagrados standards do Jazz americano e grandes sucessos da Bossa Nova, apresentados em versões singulares, que exploram musicalmente os recursos fonéticos dos mais diversos idiomas, reais ou fictícios… Já o nome Minima Musica, escolhido para o grupo, procura relativizar a tendência de celebrar o excesso e buscar o “máximo” de efeito. Privilegiando instrumentos acústicos e acreditando que “menos é mais”, esses músicos expressam informalmente suas posições, disposições e inquietações, sem desprezar o apuro formal e procurando compartilhar com o público o prazer da performance.

Para os amantes da canção será uma oportunidade de reconhecer que a voz é o meio vital que possibilita a interpenetração de letra e música, constituindo-se, assim, a performance vocal como seu terceiro pilar, ou sua “terceira margem”, justamente por vincular música e letra através de uma conduta presencial. Quando o passar do tempo e o pulsar dos sons são vividos em primeira pessoa, por um sujeito corpóreo, a canção adquire consistência como expressão e torna-se compartilhável, de forma ampla e profunda, transformando-se em uma experiência coletiva, sustentada pela misteriosa presença desse fluxo impalpável, numa configuração ao mesmo tempo permanente e passageira, assim como o rio e a própria vida.

Serviço

Aula Show – A terceira margem da canção, com Monclar Valverde e o grupo Minima Musica

Local: Teatro Martim Gonçalves, UFBA (Canela – Escola de Teatro)

Data/Horário:  21/10/2014, 19h

Entrada franca
Cronograma do Projeto:

1. Florianópolis: Colóquio Merleau-Ponty, UFSC, 16/05/2014, 20h;
2. Salvador: Teatro Martim Gonçalves, UFBA, 21/10/2014, 19h;
3. Feira de Santana: CUCA – UEFS, 23/10/2014, 19h30min;
4. Salvador: Teatro da ACBEU, 25/11/2014, 19h.