APRESENTAÇÃO
O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC-UFBA) realiza a partir de março de 2025 a terceira turma do Curso de Especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung, com carga horária total de 390 horas. Trata-se de um curso de natureza interdisciplinar, com a participação de professores de diversas formações. A expectativa é de atender a um público semelhante. As atividades acontecerão em componentes modulares com 30, 45 e 60 horas de aulas mensais, aproximadamente.
DEPOIMENTOS DE DOCENTES DO CURSO
“O projeto desse curso nasceu do reconhecimento de uma dívida que temos com Jung na formação dos profissionais de saúde na Bahia. Começamos oferecendo tópicos especiais para estudantes dos bacharelados interdisciplinares da UFBA e junto com colegas de outras instituições elaboramos o que agora convidamos a todos para essa viagem na obra de Jung. Contaremos com professores de diversas formações como: psicologia, pedagogia, música, dança, filosofia, física, letras, cinema, artes visuais. Estamos empenhados em receber um grupo de estudantes com um perfil diverso para construirmos um conhecimento interdisciplinar e aproveitarmos da liberdade de Jung que construiu uma teoria que se comunica com várias áreas do saber e das tradições da humanidade”.
Anamélia Lins e Silva Franco
“O propósito de estudar a Psicologia Analítica constitui um movimento deveras atrativo e enriquecedor para aquela/es que desejam explorar os mistérios da natureza humana. A abrangente temática da obra de Jung desperta interesses variados, independente da profissão e/ou atividade de quem foi ‘atraída/o’. Isto porque, os elementos conceituais dessa obra permitem estabelecer correlações que levam o indivíduo a se conhecer melhor bem como situar-se no meio em que vive. Trilhar nesta trajetória elevará o seu nível de compreensão pessoal e coletivo”.
Hélio Silva Campos
“Um curso sobre o pensamento de Jung numa universidade pública convida a uma experiência de unidade e multiplicidade. Nada mais junguiano e contemporâneo do que abrir a possibilidade de aprofundar diálogos e sínteses. Uma forma de honrar a ideia de indivíduo conectado ao todo e, por isso, criativo em sua natureza”.
Ricardo Barreto
“A criatividade é inerente à natureza humana. Ela aflora, espontânea, das crianças, poetas e artistas de todas as nacionalidades e todos os tempos. Ao contemplarmos suas criações sob o olhar da teoria analítica de Carl Gustav Jung, começamos a perceber as imagens coletivas e individuais que nos afetam e nos movem. Aprendemos, assim, a nos conhecer e compreender melhor, encontrando portas de acesso a nossa psique mais profunda. No Curso de Especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung, teremos a oportunidade de realizar essa contemplação e construir aplicações teórico-práticas da mesma. Sejam bem-vindos!”
Diana Santiago
“Iniciaremos o curso de Especialização em Teoria Junguiana pelo IHAC/UFBA e o enfoque não poderia ser mais junguiano: sua perspectiva é multidisciplinar, não restrito a psicólogos, e espera-se que cada aluno possa beber da fonte Carl Gustav Jung para repensar sua forma de ver ou atuar no mundo. Sua teoria não abrange apenas questões psicológicas, mas também as manifestações artísticas, culturais, religiosas, sociais e até políticas e científicas.”
Fabiana Teixeira Pithon
“O curso de Teoria Analítica de Jung é uma excelente oportunidade para estudar a obra de um dos mais importantes defensores de uma concepção espiritualista da psique humana no século XX. Além disso, a experiência vivenciada durante o curso extrapola em muito o caráter teórico do curso.”
André Luís Mattedi Dias
“A arte é uma das manifestações da expressão humana mais relacionadas com a psique. Rica em possibilidades, tem sido ao longo da história um dos principais veículos para que povos e indivíduos manifestem sua visão de mundo, sobretudo de forma inconsciente. Partindo dessas premissas, em diversos momentos deste curso abordamos as interlocuções entre as artes e a mente, como parte da produção e transmissão de imagens simbólicas. Esta aproximação ao ser humano, proposta por Jung, será, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes.”
Mariela Brazón Hernández
DEPOIMENTOS DE CONCLUINTES DO CURSO
“Um curso plural, que contempla a diversidade, reunindo pessoas com formação nas mais diversas áreas para dialogar sobre a teoria analítica de Jung. Com um corpo docente múltiplo e extremamente competente, e uma coordenação primorosa, o curso oferecido pelo IHAC-UFBA é um convite a reflexão e discussão sobre os mais diversos temas da atualidade, sob a perspectiva junguiana! De uma seriedade e profundidade, o conteúdo acaba por reverberar em nós, transformando-se em uma jornada externa e interna. Ter feito parte da primeira turma foi uma experiência ímpar. Conheci pessoas incríveis, comprometidas com o coletivo e com o humano; ampliei horizonte, me revirei ao avesso…enfim, é um curso com uma riqueza imensurável”.
Flavia Gomes
Representou o corpo discente no Colegiado do Curso
“O aprofundamento nos postulados junguianos é, por si só, uma experiência inigualável. Quando se mescla a isso uma perspectiva interdisciplinar, um quadro docente extremamente qualificado e uma coordenação atenta e cuidadosa, a experiência de aprendizado se torna alquimicamente transformadora”.
Rafael Reis
“O Curso de Especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung do IHAC-UFBA é um diferencial por oportunizar aprendizagem de forma teórico-vivencial, com equipe de professores experientes e turma cujos educandos vem de diferentes formações, agregando valor às vivências”.
Lucimar Costa de Melo
“Participar deste curso foi uma excelente oportunidade de formação e transformação. Estar em contato com um teórico original e brilhante, partilhando experiências com colegas de diversas áreas, foi uma experiência maravilhosa. O artigo produzido como trabalho final me trouxe a oportunidade de continuar me aprofundando nos estudos Junguianos, desta vez em nível de mestrado. Sem dúvida, minha melhor escolha para pós graduação”.
Livia Peixouto
“O curso de especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung, possibilitou um aprendizado diverso, interdisciplinar, capaz de desenvolver reflexões sobre o mundo contemporâneo de modo crítico e ampliado. Jung ultrapassa as questões da Psicologia e permite deslocar-se por outros campos do saber. Aprofundar os conhecimentos acerca de uma teoria extensa e complexa, produz efeitos significativos, especialmente profissionalmente”.
Gabriela Jordão
“O curso nos possibilita uma experiência única, a multiplicidade de docentes e seus campos, promovem uma construção de saberes interdisciplinares com toda riqueza que o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos tem ofertado a comunidade nestes anos de existência. Sou Bacharela Interdisciplinar em Humanidades pelo IHAC (BI), o que me possibilitou uma ampliação na minha forma de compreender e questionar, o que se tornou mais robusto na especialização. Neste curso contamos com o corpo docente que coordena especial, em potência e compreensão dos processos formativos e da própria teoria junguiana, bem como outros docentes que lecionam ao longo do curso. Tive a alegria de participar da primeira turma do BI e recentemente da primeira turma de Especialização em Teoria Junguiana, espaço de grandes partilhas e um olhar contemporâneo para a teoria”.
Anni Carneiro
“A experiência da 1ª formação em teoria analítica junguiana realizada no IHAC/UFBA foi surpreendente para mim, desde a proposta inovadora ao cuidado da Equipe, aqui personalizados em Anamélia e Hélio, cujo sobrenome é compromisso e afetividade.
Tive acesso a um portal teórico-vivencial sensível e crítico durante a formação, que mobilizou sonhos, imersões profundas no universo arquetípico, via metodologias ativas e aprendizados contextualizados, incluindo o mergulho em cosmogonias pluriversais para reinterpretar esse universo. Nem a pandemia de COVID-19 detiveram nossas entregas e vínculos.
Na busca de integrar os opostos, pude dar luz também a alguns limites e sombras da teoria analítica no contexto brasileiro; pude dar voz aos marcadores interseccionais que gritam para não serem silenciados; e dar autenticidade à escrevivência libertadora na monografia.
Nesse sentido, seguimos o que o Grande Mestre Jung nos ensinou: não cair nas armadilhas da supremacia intelectual, integrar a arte, o imanente, o transcendente, na direção da afinidade com o Self e da encantadora e complexa tarefa da individuação.
Parabéns à UFBA, vida longa a essa jornada! Que continue inspirando mais pessoas!”
Ana Cristina Muniz Décia